imagem google

Manoel Messias é campeão da Copa Panamericana no Equador em feito inédito

Triatleta do Sesi-SP é o primeiro júnior brasileiro a vencer o torneio de elite

Lucas Dantas, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542341114

Manoel Messias durante a prova de corrida na Copa Panamericana de Triathlon. Foto: Divulgação


Uma das maiores promessas do Triathlon brasileiro, o atleta do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Manoel Messias, conquistou neste domingo (12/4) a Copa Panamericana de Triathlon, em Salinas, no Equador. O feito fica ainda maior por Manoel se tratar de um atleta júnior e esta ter sido a primeira conquista de um triatleta de categoria inferior em uma Copa Panamericana de elite. A prova seguiu o formato, com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e mais 10km de corrida.

O grande mérito de Messias na prova foi a corrida, com o tempo de 31’49” nos 10km, liderando em toda a etapa. Na natação, primeira parte, o atleta terminou em 16’38″, perto o suficiente do pelotão de frente, que conseguiu alcançar no ciclismo. Outro brasileiro Eduardo Lass liderava a prova, mas Messias foi atrás até conseguir se aproximar. Os competidores foram ficando para trás e no final, apenas Messias e o equatoriano Figueroa disputavam a vitória. Foi quando o brasileiro deu o sprint final na corrida e ultrapassou o concorrente para ficar com o título em final apertadíssimo. Figueroa ficou em segundo, a 3 segundos de Messias, com Ramón Matute em terceiro.

Manoel comentou sobre a prova para o site da Confederação Brasileira de Triathlon. “Fiz uma boa natação, procurando sempre estar em contado com os ponteiros do grupo. Já no ciclismo, 15 atletas se destacaram e o (Eduardo) Lass disparou. Na corrida eu seguia mais atrás até a terceira volta, quando decidi atacar e forcei o ritmo. Na quarta e última volta eu percebi que só havia mais um atleta junto comigo. Que permaneceu assim até o finalzinho, onde tive a felicidade de ganhar no sprint final”.