imagem google

Unidade do Senai-SP em Bauru mostra sua força na Olimpíada do Conhecimento

Diretor Ademir Redondo conta por que a escola conseguiu levar 15 competidores para a competição nacional

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp, de Belo Horizonte (MG)

Na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, a unidade de Bauru do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) ganhou 11 medalhas de ouro, quatro de prata e sete de bronze. Na etapa nacional, disputada em Belo Horizonte (MG), o diretor da escola, Ademir Redondo, espera que pelo menos 70% do grupo leve alguma medalha de volta para casa ao final da cerimônia de premiação no próximo domingo (07/09).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542485329

Escola de Bauru do Senai-SP conta com 15 alunos, incluindo competidores e a categoria top 1. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp


Das 31 escolas paulistas com representantes na Olimpíada do Conhecimento, em uma delegação com 83 alunos, o Senai-SP de Bauru é o que tem a maior delegação. São 15 alunos, incluindo competidores e a categoria top 1, que são alunos pré-selecionados para uma seletiva para o World Skills 2015, na capital paulista.

Segundo Redondo, o motivo do sucesso da escola é o investimento na capacitação dos professores. “Não é só o aluno que se sai muito bem. Todos os competidores são muito bem preparados para a indústria. O Senai-SP tem investido bastante na preparação e capacitação dos docentes. Temos professores que foram para os Estados Unidos, Alemanha”, afirma Redondo. “Agora em setembro tem uma feira de automóveis na Alemanha e vai um instrutor nosso”, completa.

O diretor esclarece ainda que a visão de atualizar e modernizar para melhorar os processos industriais também parte dos próprios instrutores e preparadores de alunos de Bauru para a Olimpíada.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542485329

Qualificação dos alunos de Bauru é resultado de investimento na preparação e capacitação dos docentes, de acordo com diretor da escola, Ademir Redondo. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

“Temos muitos instrutores nossos que foram competidores nas versões anteriores. Depois foram para a indústria, pegaram um pouco de experiência e voltaram hoje como instrutores”, explica “Eles voltam com essa visão que é necessário um instrutor ser atualizado, buscar novos recursos internacionais e trazer para os alunos”, complementa.

A delegação é de 15 alunos, mas o Senai-SP de Bauru disputa em 13 modalidades já que uma das ocupação exige formação de três competidores para executarem as provas que simulam o processo industrial desde o projeto, desenho e cálculo de custos até a fabricação do produto.

“Espero que tenhamos no mínimo uns 70% de aproveitamento, talvez ouro e prata, talvez bronze”, diz o diretor.

Na Olimpíada do Conhecimento de São Paulo, a escola de Bauru levou ouro em modalidades como Mecânica de Automóveis, Drywall, Revestimento Cerâmico, Instalação de Água e Gás, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial e Manufatura Integrada.