Centro Cultural Fiesp: File é aberto com grafite digital e animações tridimensionais

Cerimônia que abre 13ª edição do evento conta com a presença de especialistas em design

Talita Camargo – Agência Indusnet Fiesp

Paula Perissonotto. 'Parceria sólida com o Sesi-SP nos possibilita continuar inovando'

Em evento no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, em São Paulo, aconteceu na noite desta segunda-feira (16/07), no Teatro do Sesi-SP, a cerimônia de abertura da 13ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), maior encontro nacional sobre arte digital.

Ocupando quatro espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (além do Teatro do Sesi-SP, a Galeria de Arte, o Espaço Fiesp e o Espaço Mezanino), o File tem se constituído como uma plataforma cultural internacional, de acordo com a curadora do evento, Paula Perissonotto. “Essa parceria sólida com o Sesi-SP nos possibilita continuar inovando e trazendo novidades para um público amplo que cresce a cada ano que passa”, afirma a curadora.

“Este é um evento gratuito com uma programação maravilhosa. O público de São Paulo tem tudo a ver com o File e vai saber aproveitar muito bem essa oportunidade”, concluiu Paula Perissonotto.

Na opinião de Ricardo Ohtake, diretor geral do Instituto Tomie Ohtake, o evento cumpre um papel importante. “O File provoca uma transição da alta tecnologia para arte que é muito importante.”

Segundo Marco Lorenzi, diretor do Instituto Europeu de Design (IED), o File provoca uma “mistura muito interessante de seriedade com criatividade.”

Evento de abertura

Performance musical com animações tridimensionais projetadas.

A cerimônia de abertura contou com a apresentação do VJ Suave, duo formado por Ygor Marotta e Cecilia Soloaga, que faz parte do File Hipersônica. A dupla propôs a utilização do projetor como ferramenta para o grafite digital.

O chinês GayBird misturou o campo visual com o musical em sua performance Digital Hug, que uniu instrumentos criados por ele a imagens e animações tridimensionais projetadas.

O File também tem instalações no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e nas estações de metrô Consolação e Trianon-Masp.

Entre as atrações estão animações, instalações interativas, aplicativos para tablets, games, performances, workshops, mesas-redondas, encontros com artistas internacionais e maquinemas (games produzidos com estética cinematográfica).

Serviço

File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Endereço: Av. Paulista, 1313 (Metrô Trianon-Masp)
Informações: tels. (11) 3146-7405 / 7406
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Workshops

Data: de 17 a 20 de julho de 2012

Exposição (Galeria de Arte do Sesi-SP)

Data/horário: 16 de julho, às 19h30 (abertura para convidados). De 17 de julho a 19 de agosto de 2012 (de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; às segundas-feiras, das 11h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h)

File Anima+ e File Games (Espaço Fiesp)

Data/horário: de 17 a 29 de julho de 2012 (de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; às segundas-feiras, das 11h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h

Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone 3146-7439. Contato: Leni Arietti

File Hipersônica (Teatro do Sesi-SP)

Data/horário: de 17 a 20 de julho, às 20h
File Symposium e mesas-redondas (Espaço Mezanino)
Data/horário: de 17 a 20 de julho, das 15h às 19h30

File Anima+ (MIS)

Datas: dias 21 e 22 de julho de 12
Local: Av. Europa, 15, Pinheiros

File Anima+ (Metrô)

Data/horário: de 17 a 22 de julho, das 18h às 22h
Local: Metrôs Trianon-Masp e Consolação

Para mais informações, visite o site do Sesi-SP.

Leia mais