imagem google
Início do conteúdo

Foguete ITA-Fiesp é vice-campeão da edição 2015 de competição internacional

É o melhor resultado da história da equipe e grande destaque do Brasil em competições internacionais de estudantes de engenharia

Patrícia Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537659057

O foguete ITA-Fiesp, vice-campeão de competição internacional entre universitários. Foto: Divulgação

A equipe ITA Rocket Design, composta por alunos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), obteve a segunda colocação na competição mundial de foguetes de sondagem construídos por universitários, ocorrida em Green River (Utah), nos Estados Unidos, no final de junho. O projeto conta com aporte financeiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Batizado de ITA-Fiesp, o foguete participou da Intercollegiate Rocket Engineering Competition (Irec), competição internacional de construção de foguetes que reúne anualmente os melhores estudantes dessa área do mundo todo.

A equipe ficou na segunda posição, entre mais de 46 universidades de vários países do mundo, dividindo o pódio com a equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que foi a primeira colocada. O foguete atingiu altitude de 2,2 quilômetros e velocidade máxima de Mach 0,6 (758 km/h). O motor foi projetado e construído pela equipe. O foguete foi completamente recuperado com uso de paraquedas, após ter sido localizado no meio do deserto de Green River por meio da eletrônica embarcada, que forneceu as coordenadas precisas do ponto de queda.

É o melhor resultado da história da equipe e um grande destaque do Brasil em competições internacionais de estudantes de engenharia.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, considera o ITA referência mundial em educação e engenharia aeroespacial, merecendo o apoio da indústria no desenvolvimento de novas tecnologias e talentos.

Criativa e ousada, em apenas quatro anos de existência a equipe do ITA já coleciona três vitórias. Em 2011 e 2013, levou o Prêmio “Award for Technical Excelence” e, em 2012, o primeiro lugar em projeto técnico. Formada por alunos dos Cursos de Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica do ITA, a equipe é liderada pelo aluno Dalton Meneses (engenheirando da Turma ITA 2015) e pelo engenheiro Eduardo Jourdan (Turma ITA 2014).