imagem google

1ª reunião do Grupo de Trabalho de Materiais e Componentes da Construção Civil

Iniciativa é coordenada pelo Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da instituição

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

O Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizou, na manhã desta segunda-feira (24/02), a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Materiais e Componentes da Construção Civil, como parte do Programa Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (Pbacv). O Deconcic é o responsável pela coordenação do grupo.

O programa, mantido pelo Inmetro, visa avaliar os desempenhos e impactos ambientais da cadeia produtiva da construção civil.

O encontro é importante, segundo Maria Martinelli, gerente Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Inmetro (Inmetro), pois organiza de forma mais eficiente a participação das indústrias do setor.  “Hoje formalizamos a criação do grupo e começamos a planejar nossas primeiras ações”, disse Martinelli.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542629300

A reunião do Grupo de Trabalho do Deconcic: atendimento de novas demandas. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Para Shelley Carneiro de Souza, gerente executivo de meio ambiente e sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a criação do grupo é importante para integrar os diferentes atores da cadeia produtiva.

A chefe de divisão de desenvolvimento e inovação de produtos de informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT, Celina Rosa Lamb, ressaltou que o momento é um marco e que está sendo desenvolvida uma metodologia de validação de inventário para o banco de dados, dentro dos parâmetros do programa.

Para Vanderley John, professor de Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP), o encontro e a criação do grupo mostram a vontade da indústria de se preparar e adequar às novas demandas. “Esta primeira reunião mostra que o setor está trazendo a discussão de seus aspectos ambientais à tona. É o primeiro grupo de trabalho de um setor industrial no Brasil”, disse.

–> Para acessar os arquivos das apresentações das palestras, clique aqui.