imagem google
Início do conteúdo

Fiesp realiza o primeiro Festival Internacional de Biotecnologia (Biofest)

Evento acontece durante a Semana do Meio Ambiente e pretende mostrar como a biodiversidade está presente no dia a dia da sociedade

Patrícia Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Inspirar e conectar pessoas apresentando novas tecnologias, ideias criativas e cenários para o futuro da biotecnologia, este é o objetivo do Festival Internacional de Biotecnologia (Biofest), que deve acontecer nos dias 10 e 11 de junho, durante a Semana de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O Festival é uma iniciativa do Comitê da Cadeia Produtiva da Bioindústria da Fiesp (Bio Brasil) e a programação inclui um workshop sobre biodiversidade e negócios, e uma exposição de fotos do segundo Concurso de Imagens Microscópicas em Ciências da Vida, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e da Carl Zeiss do Brasil.

A proposta do Festival é mostrar as aplicações da biodiversidade em todos os aspectos da vida.

Segundo dados de países ligados à OECD, a biotecnologia deve contribuir para 80% dos novos medicamentos em 2030,  para 35% da produção química e 50% da produção do setor primário.

“No Brasil, a biotecnologia é uma das principais linhas de ação de pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas consideradas estratégicas pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os setores envolvidos estão relacionados a saúde, meio ambiente, energia e agricultura”, afirma o coordenador do Bio Brasil, Eduardo Giacomazzi.

Workshop
O Scope Series Workshop reúne especialistas que contribuíram para um relatório que apresenta conclusões e recomendações principais na atual produção e utilização de bioenergia. O documento também apresenta potenciais de crescimento, considerando aspectos como uso da terra, matérias-primas, tecnologias, impactos e políticas.

O workshop sobre Biodiversidade e Negócios promoverá um debate internacional sobre como a indústria deve estar preparada para os desafios de uma sociedade em busca de soluções sustentáveis em harmonia com a natureza e preservação da biodiversidade.

Bio Exposição
Além dos debates, o Biofest na Fiesp também conta com exposições que contemplam a convergência entre ciência e arte. A mostra reúne fotos de formas de vida microscópicas que resultam em visuais extraordinários.

A exposição faz parte do segundo Concurso de Imagens Microscópicas em Ciências da Vida, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e da Carl Zeiss do Brasil, e será apresentada na Fiesp pela primeira vez depois da competição.

Clique aqui para saber mais sobre a programa do Biofest