imagem google

Fiesp realiza curso sobre superação de barreiras técnicas ao comércio exterior

Iniciativa é parte das ações da entidade voltadas a auxiliar as exportações brasileiras

Agência Indusnet Fiesp

A Fiesp, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza no dia 25 de agosto, das 9h às 17h30, o 1º Curso de Superação de Barreiras Técnicas ao Comércio Exterior. A exposição do tema fica a cargo de Rogerio de Oliveira Corrêa, chefe da Divisão de Superação de Barreiras Técnicas do Inmetro.

O curso tem o objetivo de difundir os conceitos a respeito das exigências técnicas e seu impacto no acesso brasileiro a terceiros mercados; apresentar as principais discussões e iniciativas brasileiras visando à harmonização de exigências técnicas com parceiros comerciais; esclarecer dúvidas frequentes no processo de exportação a respeito da necessidade de atendimento a exigências técnicas em mercados de destino; e apresentar os principais mecanismos destinados à superação de eventuais entraves regulatórios.

Outra ação da Fiesp em relação ao tema das barreiras técnicas ao comércio é a realização, no dia 3 de setembro da 3ª Reunião Extraordinária de 2015 do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio (CBTC). O CBTC tem como principais objetivos coordenar as ações do governo e do setor privado relacionadas à participação do Brasil no Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC e analisar e compatibilizar programas regulatórios, com vistas a superar “barreiras” impostas a produtos brasileiros no comércio internacional.

Também fazem parte das iniciativas da Fiesp para auxiliar as exportações brasileiras:

Diálogos sobre Exigências Regulatórias: Iniciativa de interlocução setorial com o objetivo de estreitar o canal de comunicação com os associados a fim de ampliar a compreensão sobre os principais entraves regulatórios enfrentados pelos diversos setores no acesso a mercados externos, bem como auxiliar no reconhecimento de entraves dessa natureza, apresentando-se os principais canais de interlocução disponíveis para sua superação.

Guia de Medidas Regulatórias: Lançado em outubro de 2014, o documento tem como objetivo contribuir para o fomento das discussões relativas ao tema e para a conscientização dos exportadores brasileiros sobre os canais de comunicação pelos quais eventuais restrições desta natureza podem ser superadas.

Panorama de Medidas Regulatórias: Boletim periódico (quadrimestral) que contém informações a respeito das principais iniciativas de natureza regulatória empreendidas no âmbito do comércio internacional. O documento também dispõe sobre as discussões relevantes tratadas em fóruns multilaterais de comércio sobre o tema ou em negociações internacionais em curso.