Fiesp lança publicação sobre a indústria mineral paulista

Livro aborda os diversos segmentos do setor e sua importância para a economia do Estado e do país

Agência Indusnet Fiesp

O Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Fiesp (Comin) lançou nesta quinta-feira (30 de março) a publicação “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”. O evento, realizado durante a segunda reunião plenária deste ano do Comin, teve a participação do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles, do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGTM) do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo, do diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Victor Hugo Froner Bicca e do diretor-presidente da CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Eduardo Jorge Ledsham, além de outros representantes do governo e lideranças do setor.

“O livro nasceu da necessidade de retratar para a sociedade, de forma simples, a importância que os bens minerais têm para a pujança industrial da maior economia do país. O trabalho teve início a partir da coleta de dados e informações que estavam disponíveis de forma dispersa sobre cada segmento do setor produtivo”, explicou Eduardo Rodrigues Machado Luz, diretor titular do Comin.

Segundo ele, o Estado de São Paulo é o maior consumidor de bens minerais do hemisfério Sul, caracterizado pelo consumo essencialmente local e regional. Considerando o valor da produção mineral, ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro, após Minas Gerais, Pará e Goiás.

Nesse sentido, a publicação apresenta o potencial mineral do Estado de São Paulo e a indústria mineral paulista, dividida por segmentos: agregados para construção, água mineral, rochas calcárias, areia industrial, rochas fosfáticas, argilas, outros minerais industriais, rochas ornamentais e para revestimento. Também são abordadas a indústria mineral brasileira, as indústrias consumidoras e os principais desafios do setor.

Clique aqui para ler online a publicação ou fazer seu download.

Reunião do Comin teve o lançamento da publicação “A indústria mineral paulista: síntese setorial do mercado produtor”. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp