Fiesp lança piloto do projeto ‘Mural da Indústria’

Plataforma de comunicação tem a finalidade de divulgar serviços e benefícios do Sesi-SP e do Senai-SP para os industriários e familiares; na fase inicial, iniciativa é aplicada nos municípios do ABCDM

Agência Indusnet Fiesp

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (09/10), em São Bernardo, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresentou o piloto do projeto “Mural da Indústria”.

Trata-se de uma plataforma digital para ajudar o trabalhador do setor industrial, seus familiares e a comunidade na busca de informações sobre as atividades e os serviços promovidos pelas entidades da indústria, especialmente o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).

Acessando o site www.muraldaindustria.com.br, os interessados podem ver informações sobre quatro áreas principais: Educação e Profissionalização, Esporte e Lazer, Saúde e Qualidade de Vida e Arte e Cultura.

Sylvio de Barros: profissionais de RH das empresas têm um papel importante para promover tudo que o Sesi-SP e o Senai-SP podem oferecer. Foto: Everton Amaro/Fiesp

“O objetivo desse projeto é levar para as pessoas que trabalham nas indústrias tudo aquilo que o Sesi-SP e o Senai-SP proporcionam”, explicou o diretor titular do Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp, Sylvio Alves de Barros Filho, em encontro com empresários e profissionais da área de Recursos Humanos (RH) no auditório da unidade Mario Amato do Senai-SP.

De acordo com Sylvio de Barros, os profissionais de RH das empresas têm um papel importante para promover tudo que o Sesi-SP e o Senai-SP podem oferecer de interessante para os industriários e seus familiares. “É uma forma de retenção de talentos na indústria, de beneficiar seus funcionários e mostrar que é grande a vantagem de trabalhar na indústria.”

Nessa fase inicial, o projeto começa com as atividades da região do chamado ABCDM (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá), atingindo um potencial de aproximadamente 5.000 empresas. “Para que a gente possa corrigir e melhorar a ferramenta”, explicou o diretor da Fiesp.

A meta é que no início de 2015 o projeto possa progressivamente atender a todas as regiões do Estado.


Outros meios de divulgação

Mais do que um site, o Mural da Indústria é uma plataforma multicanal, explicou o gerente de marketing da Fiesp, Wilton Fuzeta.

Os industriários poderão ter acesso a informações no próprio local de trabalho por meio de cartazes nos quadros de avisos das empresas interessadas – uma forma de democratizar ainda mais a informação.

Esses cartazes serão enviados periodicamente para que as empresas possam imprimi-los. Eles terão um resumo das principais atividades no município e arredores: agenda cultural, oficinas, cursos, palestras, torneios esportivos regionais, corridas, jogos dos times do Sesi-SP, áreas para lazer e esportes, programas de saúde e ações que contribuem para o bem estar, entre outras.

Fuzeta: Mural da Indústria é uma forma de valorizar capital humano das indústrias, levando informação sobre todos os benefícios que as entidades oferecem para os industriários e suas famílias. Foto: Everton Amaro/Fiesp

 

Segundo Fuzeta, a partir da segunda etapa as pessoas terão a oportunidade de se cadastrar, sinalizar as atividades e os locais de sua preferência e assim receberem mensagens SMS pelo celular com alertas.

Também serão preparados e-mails marketing com as atividades customizadas por região que poderão ser encaminhados pelos departamentos de RH aos funcionários.

O site foi preparado para acesso em dispositivos móveis com acesso à internet como tablets e telefones celulares. “Nós entendemos que a família está conectada 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano. O objetivo é atingir a família toda. Estamos falando do pai, da mãe, dos filhos e dos avós que podem se beneficiar dos serviços que o Sesi-SP e o Senai-SP já oferecem”, exemplificou.

“O objetivo é tornar a indústria mais forte. Como fazemos isso? Valorizando o capital humano que essas indústrias têm e que muitas vezes não têm conhecimento de todos os benefícios para toda a família”, disse o gerente de marketing.

Em sua apresentação, Fuzeta mostrou que o site tem um processo de navegação simples e intuitivo, permitindo a busca por atividades de interesse conforme o perfil. Por exemplo, é possível selecionar espetáculos teatrais para a família como um todo (todas as idades), na capital e em Santo André num período de data delimitado – o mês de novembro.

Os resultados da busca trazem todas as atividades e a possibilidade de visualizar o endereço de cada uma delas no Google Maps. Cada conteúdo tem uma página com um resumo da atividade e a ficha completa. Os interessados podem salvar a agenda no calendário do Google, recebendo notificações por e-mail e compartilhar nas redes sociais.

“A partir de agora temos um catalisador de todo o conteúdo das entidades”, concluiu.