imagem google
Início do conteúdo

Fiesp e governo de Illinois assinam memorando para cooperação em biotecnologia

Pat Quinn, governador do estado norte-americano, e o embaixador Rubens Barbosa coordenaram seminário “Fazendo Negócios em Illinois”

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

Oportunidades de negócios em biotecnologia é uma área de interesse mútuo entre empresários de São Paulo e de Illinois, nos Estados Unidos, e que deve ser explorada por ambos os lados. A afirmação foi feita pelo embaixador Rubens Barbosa, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O embaixador recebeu empresários e autoridades de Illinóis na manhã desta segunda-feira (24/09), na sede da Fiesp, onde foram assinados dois memorandos para cooperação entre os dois países para o desenvolvimento de biotecnologia.

Visita do governador de Illinois, Patrick Quinn, à Fiesp. Foto: Julia Moraes

O governador de Illinois, Pat Quinn, e o embaixador Rubens Barbosa, durante seminário na Fiesp


“Vai ter uma reunião importante em abril, em Chicago. Então, esse é um setor de grande importância por ser uma área de inovação, de ponta, e poderá haver uma maior cooperação”, disse Barbosa, acrescentando que outro interesse em comum são os projetos de infraestrutura. “Essa é outra área que pode ser útil para os dois lados. Eles são muito bons nisso, em transporte intermodal”, concluiu.

Segundo o governador de Illinois, Pat Quinn, estão sendo investidos no momento US$ 43 bilhões de dólares na infraestrutura do estado norte-americano. “Estamos buscando trabalhar com parceiros brasileiros para ajudar a investir em infraestrutura aqui no Brasil, ou seja, em portos, rodovias, aeroportos e etc.”

Missão

O governador de Illinois acredita que a parceria entre Brasil e Estados Unidos em biotecnologia fortalece o potencial de ambos os países na produção de alimentos e combustível.

“Junto com as companhias do Brasil, nós vislumbramos nossa missão de alimentar e abastecer o mundo”, afirmou Quinn, sem informar mais detalhes da parceria e reiterando o convite a empresas brasileiras para a Convenção de Biotecnologia que deve acontecer em Chicago, em abril do próximo ano.

Durante o encontro desta manhã, foram assinados dois memorandos de entendimento: o primeiro entre o Estado de Illinóis e a Associação Brasileira de Biotecnologia e o segundo entre a Fiesp e a Associação da Indústria Manufatureira de Illinóis (IMA, na sigla em inglês).

O vice-presidente da IMA, Andrew M. Faville, também participou da reunião e afirmou que um dos objetivos da parceria é facilitar investimentos por parte de empresas menores no estado norte-americano. “Empresas grandes têm facilidade, mas as companhias menores podem ser mais ajudadas”, avaliou.

O Estado de Illinois é o quarto maior exportador entre os 50 estados norte-americanos que vendem para o Brasil. Em 2011, foram vendidos aos brasileiros mais de US$ 2,5 bilhões de dólares, um aumento de 23,5% com relação a 2010.

Pouco antes do encontro com o embaixador Rubens Barbosa e empresários na Fiesp, o governador de Illinois foi recebido pelo presidente entidade, Paulo Skaf,  em seu gabinete.

Paulo Skaf recebe o governador de Illinois, Pat Quinn. Foto: Junior Ruiz

Paulo Skaf recebe o governador de Illinois, Pat Quinn