imagem google
Início do conteúdo

Fiesp, Ciesp e Finep promovem capacitação em inovação

Objetivo é elevação do investimento das empresas em P&D, para aumento de competitividade

Agência Indusnet Fiesp

Para difundir seus instrumentos de apoio à inovação e capacitar competências para estimular empresas a desenvolver seus projetos de inovação, a Superintendência de Inovação da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos em São Paulo realizou, em parceria com o Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da Fiesp e do Ciesp, no dia 01/08, treinamento para os gestores e técnicos da Fiesp, Ciesp e do Senai-SP, na sede das entidades, na avenida Paulista, no evento “Workshop Finep – Capacitando Gestores e Entidades Empresariais”.

O objetivo da Finep ao apresentar suas linhas de apoio à inovação é disseminar conhecimento para que esses gestores e técnicos apoiem as empresas do Estado de São Paulo a elevar seus investimentos em P&D, construindo seus projetos de inovação em busca de maior competitividade no mercado nacional e global.

A Fiesp, o Ciesp e o Senai-SP consideram fundamental o relacionamento com instituições com reconhecida competência técnica para tratar assuntos relevantes para a indústria, como inovação e tecnologia. As entidades acreditam que é fundamental que os gestores e técnicos tenham conhecimento básico para orientar as empresas no acesso a linhas de incentivo e soluções tecnológicas de alto nível em suas regiões.

“É importante que a Fiesp, o Ciesp e o Senai-SP possam atuar no suporte às empresas nas relações dessas com as entidades de financiamento e fomento. E nosso entendimento é que para darmos informações, suporte ou orientações básicas, é necessário conhecer o assunto. Nesse sentido, demos um primeiro passo com o workshop”, destaca José Ricardo Roriz, presidente em exercício da Fiesp, do Ciesp e do Senai-SP.

Segundo a Superintendência de Inovação da Finep em São Paulo, a capacitação é uma importante ação institucional para que gestores de entidades empresariais possam promover a cultura da inovação empresarial, difundindo para suas empresas associadas as normas operacionais da Finep – as novas linhas e suas taxas, os novos prazos e as condições de garantia, de modo a orientá-las e estimulá-las a desenvolver seus projetos de inovação.

O Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia da Fiesp e do Ciesp também tem o objetivo de realizar capacitações semelhantes com outras instituições de fomento como Fapesp, Desenvolve SP, BNDES e EMBRAPII.

Confira as apresentações:

01-Institucional –  A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa

02-Os Instrumentos de apoio à Inovação

03-Cadastrando a Empresa na Plataforma Finep

04-As Premissas para as projeções financeiras

05-Os Requisitos de Garantias para o Financiamento

06-Construindo seu projeto de desenvolvimento de inovação – Guidelines para construir projeto a ser submetido à FINEP 

07-Investimento Direto e Indireto em Empresas

08-Finep Programa Finep Startup

09-Programa FINEP Educação

10-Finep Conecta – Programa de Apoio à Cooperação ICT-Empresa

11-Programa Inovacred e Inovacred Expresso

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537742603

Fiesp, Ciesp e Finep promovem capacitação em inovação. Foto: Helcio Nagamine.