imagem google
Início do conteúdo

Estão transferindo para a indústria responsabilidades dos consumidores

Especialista falou sobre conceitos de Marketing Ambiental durante a 16º Semana do Meio Ambiente na Fiesp

Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp

O marketing ambiental é reflexo dos interesses comuns da indústria, do comércio, da sociedade e do meio ambiente, mas a indústria tem sido responsabilizada não só por suas ações, mas por decisões e escolhas pessoais dos consumidores, avaliou nesta terça-feira (03/06) o professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) Euclides Alves Vital Junior. Ele participou da rodada de palestras  organizadas pela instituição para a 16º Semana de Meio Ambiente, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Estão transferindo para a indústria responsabilidades que, de fato, são da indústria e mais as nossas responsabilidades pessoais”, alertou Vital.

O especialista em Marketing Ambiental ponderou, no entanto, que há uma “inversão de papéis” que começa a ser percebida na relação da indústria com entidades dedicadas à preservação ambiental.

Junior: compatibilidade ecossistêmica entre produtor, consumidor e meio ambiente. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

Junior: compatibilidade ecossistêmica entre produtor, consumidor e meio ambiente. Foto: Tâmna Waqued/Fiesp

“Antes eles estavam em campo, do lado de fora da Fiesp, mas hoje eles sentam com a gente aqui dentro para discutir soluções. Eles perceberam que a indústria também precisa existir”, afirmou.

Na avaliação de Vital, o atual modelo de consumo ainda não prioriza a compatibilidade ecossistêmica entre produtor, consumidor e meio ambiente.“Ainda não há compatibilidade ecossistêmica, há uma melhor compatibilidade, mas essa é a estrutura que gostaríamos em marketing ambiental”, reiterou.

Semana de Meio Ambiente

A 16ª Semana de Meio Ambiente é promovida pela Fiesp e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) com o apoio do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Senai-SP.

Aberta na segunda-feira (02/06), a Semana tem prosseguimento até sexta-feira (06/06).

>> Confira a programação completa da 16ª Semana de Meio Ambiente da Fiesp