imagem google

Debate: as alternativas de financiamento para expansão de oferta de energia elétrica

Semana da Infraestrutura acontece de 19 a 22 de maio, no Hotel Unique, em São Paulo

Talita Camargo, Agência Indusnet Fiesp

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542326153

Victor Rico, diretor representante da CAF. Foto: Alberto Rocha/Fiesp

“Existe uma relação direta entre pobreza e acesso à energia que não foi incorporada nas políticas publicas. E há ainda um alto índice de pobreza nos países da América Latina”. O alerta foi feito pelo diretor representante da CAF [sigla do Banco de Desenvolvimento da América Latina], Victor Rico, na manhã desta terça-feira (20/05).

Rico apresentou dados sobre os recursos energéticos da América Latina, com destaque aos 594 GW de potencial hidroelétrico. “A América Latina tem um potencial energético muito grande”, destacou ao afirmar que “em 20 anos, a América Latina demandará 700 TWh de eletricidade”.

O executivo informou, também, que 30 milhões de latino-americanos precisam de acesso à eletricidade.

Outros representantes de instituições financeiras nacionais e internacionais falaram sobre as alternativas de financiamento para expansão de oferta de energia elétrica, apresentando cases de sucesso desenvolvidos em diversos países que investiram no setor.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542326153

Rogério Pilotto, executivo da International Finance Corporation (IFC). Foto: Alberto Rocha/Fiesp

O executivo da International Finance Corporation (IFC), Rogério Pilotto, apresentou  a experiência global da empresa, destacando o que pode ser feito no mercado brasileiro para desenvolver o mercado. “O IFC participa de formas diferentes para agregar valor aos investimentos”, explicou ao exemplificar que a instituição investe não apenas em projetos, mas também nos fabricantes de equipamentos.

O representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jean-Marc Aboussouan, também participou do debate, apresentando cases de sucessos com possíveis investimentos para soluções de expansão e manutenção da matriz elétrica.

L.E.T.S.

A Semana da Infraestrutura da Fiesp (L.E.T.S.) representa a união de quatro encontros tradicionais da entidade: 9º Encontro de Logística e Transporte, 15º Encontro de Energia, 6º Encontro de Telecomunicações e 4º Encontro de Saneamento Básico. O evento acontece de 19 a 22 de maio (segunda a quinta-feira), das 8h30 às 18h30, no Centro de Convenções do Hotel Unique, em São Paulo.

Mais informações: www.fiesp.com.br/lets