imagem google
Início do conteúdo

Especialista em mobilidade destaca iniciativas para transporte sustentável

Luiz Antônio Cortez Ferreira, coordenador executivo da Iniciativa Latino-Americana para o Transporte Sustentável (Ilats), foi o convidado da reunião do Cosema da Fiesp nesta sexta-feira

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

O arquiteto Luiz Antônio Cortez Ferreira, coordenador executivo da Iniciativa Latino-Americana para o Transporte Sustentável (Ilats) foi o convidado da reunião do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) desta sexta-feira (27/06).

No encontro, realizado na sede da entidade, o especialista em transporte sustentável listou iniciativas em prol da mobilidade urbana e do transporte sustentável, as quais julga necessárias para a melhoria da qualidade de vida em centros urbanos como São Paulo.

Para ver a apresentação da palestra, clique aqui.

Ferreira: desenvolvimento sustentável de meios de transporte eficientes e inclusivos. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Ferreira: desenvolvimento sustentável de meios de transporte. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

Para Ferreira, a melhoria dos serviços de transporte passa por oito iniciativas, as quais têm como objetivo o desenvolvimento sustentável de meios de transporte eficientes e inclusivos, com diminuição da poluição do ar e sonora, e redução da dependência de veículos baseados em fontes fósseis.

Na visão do especialista, é preciso ampliar as redes de metrô e trens metropolitanos, “ordenando a ocupação territorial através da criação de redes de trens regionais”. Além disso, é importante o incentivo à mobilidade ativa e ao transporte não motorizado, com a criação de programas de incentivo para, principalmente, o uso da bicicleta.

Outra meta que na visão do especialista deveria ser pauta dos planos de governos federais, estaduais e municiais é a busca pela redução de acidentes de transito em 7,5% ao ano. Para tal, “dever-se-ia profissionalizar a gestão do transito, com a criação de cursos de formação de gestores de transporte e transito”, afirmou Ferreira.


A reunião do Cosema: debate envolveu ainda a renovação da frota e a promoção do uso do etanol. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

A reunião do Cosema: debate envolveu ainda a renovação da frota e a promoção do uso do etanol. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp


Medidas para controle da poluição do ar, a renovação “rápida” da frota, a redução das emissões de precursores de ozônio, a promoção do uso do etanol, e a melhoria da eficiência do transporte de cargas também são ações importantes, na visão do convidado.

O presidente do Cosema, Walter Lazzarini Filho, o diretor do conselho, Mario Hirose, e o vice-presidente do grupo, Celso Monteiro de Carvalho, também participaram do encontro.