imagem google

Em Guarulhos, escola do Senai-SP celebra investimento de R$ 14 milhões

Município ainda receberá outra unidade da rede dentro de um ano, conforme anúncio feito pelo presidente da instituição, Paulo Skaf, nesta quarta-feira (05/02)

Ariett Gouveia, Agência Indusnet Fiesp, de Guarulhos

É como se uma fosse uma nova escola. Depois de uma grande reforma e da compra de novos equipamentos, em um investimento de R$ 14 milhões, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) celebrou nesta quarta-feira (05/02) uma nova fase da unidade de ensino profissionalizante em Guarulhos.

Skaf em Garulhos: oportunidade para as pessoas por meio do conhecimento e da educação. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Skaf em Garulhos: oportunidade para as pessoas por meio do conhecimento e da educação. Foto: Everton Amaro/Fiesp

O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São (Fiesp), do Senai-SP e do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), Paulo Skaf, que destacou os investimentos feitos pelas instituições no município de Guarulhos.

“Renovamos, reestruturamos, revitalizamos toda a escola. Por isso, é como um relançamento. Mas temos outra escola do Senai-SP em construção em Guarulhos que, dentro de um ano, vamos inaugurar”, adiantou. “O Sesi-SP também tem investimento, com um novo prédio que vai acolher todas as escolas antigas, com um moderníssimo campus, com todas as modalidades esportivas, ensino em tempo integral, ensino médio articulado com o Senai-SP. Tudo isso para dar oportunidade para as pessoas por meio do conhecimento e da educação.”

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542546226

Investimento no Senai-SP Guarulhos: equipamentos modernos e mão de obra qualificada. Everton Amaro/Fiesp

Skaf  destacou a atuação dos profissionais do Senai-SP. “São pessoas que trabalham não apenas pela remuneração ou pela rotina de trabalho, mas também porque sabem o que estão realizando para o país”, afirmou o presidente, que contou ter sido abordado por um ex-aluno do Senai-SP quando tomava café em uma padaria em Guarulhos.

“Ele veio até mim para dizer que devia a vida dele ao Senai-SP. Foi emocionante. Um depoimento espontâneo de alguém que guarda no coração uma formação que vai além da escolaridade e da formação técnica. O Sesi-SP e o Senai-SP formam cidadãos, formam bons brasileiros.”

O diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, Walter Vicioni Gonçalves, falou sobre o orgulho de fazer parte dessas instituições. “Nesse período da história brasileira, em que tanto se discute como melhorar a educação, o Senai-SP e o Sesi-SP têm uma contribuição muito importante a dar. São exemplos a serem seguidos e a escola de Guarulhos é a mostra disso”, declarou.

“Nesta escola, os alunos aprendem a viver e conviver com mais tolerância, realização pessoal e profissional, aprendem o valor da perfeição, da solidariedade, do ideal do trabalho como fonte de riqueza, dignidade e bem-estar. Mas os docentes têm muito mais a ensinar. O aluno que conclui o curso do Senai-SP ganha uma identidade, torna-se um profissional”.

No fim da solenidade, o presidente do Senai-SP recebeu das mãos do aluno Diego Salviano Costa, de 20 anos, um retrato dele feito a lápis. Diego faz parte da turma do Senai-SP de assistente administrativo, criado em parceria com a empresa Bardela, formada exclusivamente por jovens deficientes.

Esporte

Em conversa com os alunos presentes ao evento, o presidente do Senai-SP ouviu elogios e sugestões. Entre os pedidos, eles solicitaram a cobertura da quadra de esportes e o uso livre do espaço. Skaf afirmou que as solicitações serão atendidas – a cobertura da quadra deve ser finalizada em sete meses – , no entanto cobrou mais dedicação ao esporte. “Os alunos podem frequentar o CAT de Guarulhos, que tem piscina e quadras. É fundamental praticar atividade física para a vida de vocês. Tenho certeza que daqui a 20 anos vocês vão se lembrar dessa nossa conversa”, disse.

Skaf também parabenizou a equipe de basquete feminina sub-17 do Sesi-SP, campeã da liga paulista e terceiro lugar no sul-americano, que estavam presentes no evento. Além da equipe sub-17, em 2014, o Sesi-SP de Guarulhos ganhou uma equipe sub-19 de basquete feminino.

Santa Isabel

Ainda na escola de Guarulhos, também foi assinado com a Prefeitura de Santa Isabel um acordo de cooperação para a implementação do Programa Atleta do Futuro. O objetivo é atender 300 crianças em um polo poliesportivo e, até o fim do ano, chegar a cinco polos e um público de 1000 alunos.

O acordo foi assinado pelo vice-prefeito de Santa Isabel, David de Lucena e representantes das empresas parceiras De Tommaso e Plastimobile.