imagem google
Início do conteúdo

Equipes do Hackathon terminam fase de desenvolvimento de aplicativos

Foram mais de 200 pessoas participando, em 40 times, criando soluções tecnológicas para a economia compartilhada/colaborativa

Patrícia Ribeiro e Graciliano Toni, Agência Indusnet Fiesp

Depois de dois dias de trabalho intenso, 200 desenvolvedores, divididos em 40 equipes, terminaram neste domingo (23/8) seus aplicativos e os apresentaram ao júri da 4ª edição do Hackathon, a maratona de criação de soluções tecnológicas para a economia compartilhada/colaborativa promovida pelo Comitê Acelera Fiesp (CAF). Neste ano, os projetos foram divididos em três categorias: consumidor final, cadeia produtiva e social.

Quem não participou tem uma ótima chance de ver de perto como os desenvolvedores negociam seus projetos com investidores. No último dia do Hackathon, esta segunda-feira (24/8), o público poderá acompanhar todas as atividades da maratona, incluindo as rodadas de negociação e os bate-papos com gente inovadora do setor de tecnologia. Basta ir ao prédio da Fiesp a partir das 14h e se credenciar.

Às 19h os finalistas apresentarão seu trabalho, e os vencedores serão anunciados às 20h30. Depois disso, Gabriel O Pensador faz uma palestra-show.

Os participantes que apresentarem a melhor solução móvel terão a oportunidade de participar da 7ª edição do Concurso Acelera Startup da Fiesp, em novembro.

Participaram da disputa programadores, designers, hackers e cientistas da computação, divididos em equipes (compostas por dois programadores ou desenvolvedores, um designer, um profissional de comunicação e um visionário).

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537841233

Participantes do Hackathon, depois de dois dias da maratona de desenvolvimento. Foto: Patrícia Ribeiro/Fiesp


Sobre a maratona

A proposta do evento é mostrar que compartilhar, emprestar, alugar e trocar substituem o verbo comprar no consumo colaborativo. Uma tendência que, segundo economistas, vai movimentar quase R$ 1 trilhão nos próximos anos. É uma prática comercial mais consciente que possibilita o acesso a bens e serviços sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou troca monetária entre as partes envolvidas no processo.

“O objetivo é fomentar o conhecimento tecnológico e o espírito empreendedor dos participantes”, diz o diretor-titular do CAF Sylvio Gomide.

O Hackathon tem finalidade exclusivamente cultural, visando reconhecer e divulgar as soluções tecnológicas desenvolvidas que tenham potencial inovador, estimulando a difusão do tema no meio empresarial, sem caráter comercial.

Programação:

24 de agosto – 2ª feira

14h – Relacionamento com investidores e mentores

16h30 – Acampamento criativo – Um bate-papo com inovadores do setor tecnológico

18h30 – Abertura da cerimônia de premiação e apresentação dos pitches dos finalistas

19h45 – Entrega da premiação

20h – Palestra de Gabriel O Pensador

21h30 – Encerramento

Sylvio Gomide – Diretor-Titular do CAF / FIESP

Cristiano Miano – Membro do CAF / FIESP

22h Coquetel de encerramento

Local: Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp