imagem google

Empresários participam de Seminário sobre as Oportunidades de Negócios do Pré-Sal


Especialistas nas áreas de Inovação e Petróleo e Gás mostram como as indústrias de todos os portes podem se inserir neste mercado

Dulce Moraes, Agência Indusnet (com informações do Competro)

Na manhã desta quarta-feira (23/4), aconteceu, na sede da Fiesp, mais uma edição do “Seminário As Oportunidades do Pré-Sal: Como minha Indústria pode Participar deste Mercado”.

O diretor de P&D da indústria Planeta Azul, Marcelo Meirelles Freitas, explicou como a sua empresa foi reorientada, a partir dos conhecimentos adquiridos Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás Paulista (Nagi-PG) da Fiesp e Ciesp, para tornar-se uma fornecedora da cadeia produtiva do Petróleo e Gás.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542188694

Marcelo Meirelles Freitas, da empresa Planeta Azul, apresenta o seu case em Seminário na Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/FIESP

O evento contou com a palestra do engenheiro Virgílio Calças Filho, ex-gerente de Engenharia da Petrobras que esclareceu que não apenas as empresas de grande porte podem participar desse mercado e que indústrias dos mais diversos setores podem se tornar fornecedora da Petrobras.

Virgílio apresentou, em sua palestra, como as micro, pequenas e médias empresas podem se inserir no setor de Petróleo e Gás (P&G) e se tornarem fornecedoras da cadeia.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542188694O coordenador de Conteudo Local e Relações com o Mercado Fornecedor da Petrobras, Rosewelter Balbino de Barros, explicou aos participantes como as micro e pequenas indústrias podem tornarem-se fornecedoras da petroleira estatal.


Gestão da Inovação 

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542188694

A especialista em Inovação, Claudia Pavani. Foto: Helcio Nagamine/FIESP

Um dos itens essenciais para capacitação das empresas neste mercado – a inovação – foi o tema da economista Claudia Pavani, mestre em Inovação Tecnológica e Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Claudia enfatizou aos empresários como a gestão da inovação e imprescindível para aproveitar as oportunidades do Pré-sal.

No final do evento, cinco empresas assinaram termo de adesão ao Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação na Cadeia de Petróleo e Gás Paulista  (Nagi-PG) da Fiesp e Ciesp.

As empresas participantes do Programa recebem uma capacitação completa para tornarem-se fornecedoras das principais empresas do segmento de Petróleo e Gás.

O programa tem inscrição permanente e está aberto para indústrias de todos os portes e setores. Os interessados devem entrar em contato com o Competro/Fiesp, através do e-mail: nagipg@fiesp.com ou pelo telefone: (11) 3549-4520.