Em Rio Claro, Skaf assina convênios do Programa Atleta do Futuro que beneficiam 2.500 alunos

Além de Rio Claro, também firmam o acordo Santa Gertrudes, Piracicaba, Águas de São Pedro, Capivari, Ipeúna, Itirapina

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaf, assinou convênios do programa Atleta do Futuro com municípios da microrregião de Rio Claro nesta sexta-feira (27 de abril). No total, serão mais de 2.500 alunos beneficiados.

Foram formalizados os convênios do Programa Atleta do Futuro com os municípios de Rio Claro (150 alunos), Santa Gertrudes (360), Piracicaba (100), Águas de São Pedro (495), Capivari (1.270) e Ipeúna (140). Em Itirapina, Skaf assinou convênio do programa para beneficiar 280 estudantes.

O município de Ipeúna também assinou o Sistema Sesi de Ensino, que beneficiará 935 alunos da rede pública com a metodologia de ensino da rede Sesi-SP.

Nova academia

Também no Sesi de Rio Claro, Skaf inaugurou a academia do Centro de Lazer e Esportes. O espaço de 300 metros quadrados recebeu 51 aparelhos, com investimento de R$ 517 mil, e atende 879 alunos. A academia conta com a expertise de dois professores de educação física exclusivos da musculação e mais quatro professores para aulas de fitness.

Skaf na academia do Centro de Lazer e Esportes do Sesi de Rio Claro. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

No mesmo local os alunos do Atleta do Futuro participaram da Clínica de Futebol com o ex-jogador Luizão, pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Ele fez bate-papo com os alunos do programa, seguido por um bate-bola.

Um dos maiores atacantes das décadas de 1990 e 2000, Luiz Carlos Bombonato Goulart, mais conhecido como Luizão, é natural de Rubineia-SP. Mas foi em Campinas que o jovem centroavante começou a despontar para o sucesso, quando defendeu o Guarani.

Depois colecionou passagens vitoriosas por vários clubes do futebol brasileiro. Campeão paulista em 1996 (Palmeiras), campeão carioca e da Taça Libertadores em 1998 (Vasco), campeão paulista e brasileiro de 1999 e mundial de clubes em 2000, e mais um título paulista em 2001 (Corinthians). Também integrou a Seleção Brasileira que se sagrou pentacampeã do mundo (2002) e foi campeão paulista e da Libertadores em 2005 (São Paulo). O atacante é o maior artilheiro brasileiro da Libertadores, tendo marcado 29 gols.

Programa Atleta do Futuro

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes. Além de introduzir a prática esportiva aos participantes, os alunos recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho, consumo consciente, meio ambiente e pluralidade cultural, dentre outros.

Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.

Sistema Sesi-SP de Ensino

Com o Sistema Sesi-SP de Ensino, os municípios recebem know-how pedagógico e educacional do Sesi-SP, o que permite a transferência tecnológica do modelo educacional desenvolvido pela entidade.

Diferentemente de outros programas existentes, o Sistema Sesi-SP de Ensino não se limita à entrega do material didático e à capacitação de docentes. O modelo oferecido às prefeituras contempla a formação da equipe gestora e a realização de reuniões periódicas com o secretário de Educação de cada cidade, além do acompanhamento de todo o processo de implantação do Sistema nas escolas dos municípios.