imagem google

Em Ribeirão Preto, Skaf destaca superação em homenagem a Laís Souza

Agência Indusnet Fiesp

O presidente da Fiesp, do Sesi-SP e do Senai-SP, Paulo Skaf, participou nesta quarta-feira (2 de maio) de homenagem a Laís Souza, que passou a dar nome às quadras poliesportivas cobertas do Centro de Atividades do Sesi José Villela de Andrade Júnior, em Ribeirão Preto, cidade natal da ginasta. Laís destacou as muitas lembranças que tem de quando pequena treinou no Sesi-SP. Sobre Laís, Skaf destacou que é um exemplo de perseverança e superação.

Na ocasião também foi apresentado o novo Centro de Lazer e Esportes, que foi totalmente remodelado e aumentou a acessibilidade para todos os usuários por meio da construção de rampas, da instalação de pisos táteis, rebaixamento de guia, sinalização e instalação de elevadores, entre outras ações inclusivas. O espaço também recebeu adaptações na piscina recreativa da unidade, com instalação de escadas submersas, e foi totalmente integrada ao complexo aquático existente.

Atualmente, o Sesi de Ribeirão Preto atende em sua rede de escolas 3.484 alunos nos ensinos Fundamental e Médio.

Durante a solenidade foram assinados convênios do programa Atleta do Futuro com os municípios de Altinópolis (450 vagas para a prática de futsal e voleibol) e Santa Rosa do Viterbo (580 vagas para basquete, futebol, futsal e natação).

Em todo o Estado de São Paulo são mais de 100 mil alunos beneficiados pelo programa, que envolve 187 prefeituras conveniadas. Desde 2008, o Atleta do Futuro tem estimulado a prática esportiva e a cidadania de crianças e adolescentes.

O Sesi-SP também formalizou com a Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda a parceria do projeto Sustent´ARTE, que tem por objetivo apoiar a responsabilidade socioambiental da indústria por meio do atendimento das comunidades do seu entorno. O programa promove qualificação profissional a partir do desenvolvimento de habilidades técnicas, profissionais e pessoais dos participantes. A parceria, por meio da empresa John Deere, beneficiará 50 pessoas da comunidade.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1540158635

Laís Souza, homenageada pelo Sesi-SP, durante cerimônia com a participação de Paulo Skaf. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Laís Souza nasceu em Ribeirão Preto. Integrou a Seleção Brasileira de Ginástica Artística por muitos anos. Participou dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008. Às vésperas da Olimpíada de 2012, já na aclimatação em Londres, sofreu uma fratura na mão que a impediu de participar pela terceira vez do maior evento esportivo do planeta.

A atleta conquistou várias medalhas em etapas de Copas do Mundo, Jogos Pan-Americanos e competições nacionais. Em 2013, com 25 anos de idade e duas olimpíadas, Lais mudou de esporte e conquistou uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Inverno. Mas, em um treinamento no dia 27 de janeiro de 2014 a atleta sofreu um acidente que causou torção na coluna cervical e perda dos movimentos. Hoje, a rotina da Laís é bem diferente, mas em tudo que faz, continua levando a força e a persistência do esporte, seja na fisioterapia diária, nas palestras ou outros eventos em que participa.

Senai Ribeirão Preto

Skaf também inaugurou as novas áreas da Escola Senai Eng. Octávio Marcondes Ferraz. Com investimento de R$ 14,6 milhões em novas áreas, a ampliação da unidade compreende a construção do bloco da oficina de aprendizagem de soldagem, ampliação da oficina de aprendizagem de Mecânico de Máquinas agrícolas e construção de novo vestiário para alunos. Além da criação dos novos espaços, houve a reforma de ambientes administrativos, oficinas de aprendizagem e laboratórios técnicos.

Em 2017 o Senai de Ribeirão Preto realizou 9.108 matrículas em cursos de Aprendizagem Industrial, Técnicos e de Formação Inicial e Continuada.