Em outubro, Encontro Fiesp de Sustentabilidade debate consumo e produção responsáveis

Participantes discutiram a meta 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Agência Indusnet Fiesp

Empresários, lideranças sindicais e especialistas da indústria participaram na última quinta-feira (26 de outubro) de mais um Encontro Fiesp de Sustentabilidade em São Paulo.

No evento idealizado e organizado pelo Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Fiesp, os participantes debateram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na meta 12 do acordo, que detalha as ações referentes ao consumo e produção responsáveis no setor industrial.

Para o professor da Universidade de São Paulo (USP) Weber Neves do Amaral, o cumprimento dessa etapa dos ODS envolve o desenvolvimento de novos modelos de negócios associados à economia circular, inovação e competitividade, principalmente nas áreas que compreendem o agronegócio, florestas e bioeconomia.

O evento contou ainda com a apresentação do case da Colorado Máquinas, de Ribeirão Preto (SP), que capacitou a população próxima à empresa com habilidades necessárias para gerar renda, além de realizar projetos a fim de minimizar os resíduos da indústria na sociedade, em parceria com o Sesi-SP. Por meio da oficina Sustent’Arte, que teve duração de 15 meses, 42 alunos criaram produtos provenientes de resíduos de madeiras e outros 16 se especializaram em manuseio de máquinas para madeira no Senai-SP.

Do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros e Cristais Planos do Estado de São Paulo (Sinbevidros), a gerente administrativa Milaine Vanderley Reis contou a experiência de implementação da companhia do chamado Selo Verde, que busca incentivar as empresas a terem posturas mais sustentáveis e que reduzam os impactos ambientais causados por suas atividades produtivas.