imagem google

Fiesp lança aplicativo para medir velocidade da banda larga fixa

Ferramenta auxilia o usuário a verificar qualidade e velocidade de sua rede; lançamento foi feito pelo presidente da entidade, Paulo Skaf

Talita Camargo, Agência Indusnet Fiesp

Com um clique em um tablet, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, lançou nesta segunda-feira (19/05), durante a abertura do L.E.T.S, evento que discute a infraestrutura integrada, no Hotel Unique, em São Paulo, o Monitor de Banda Larga, aplicativo que mede a velocidade da banda larga fixa.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542674661

Na abertura do L.E.T.S, Paulo Skaf lança o Monitor Banda Larga. Ferramenta auxilia o usuário a verificar a qualidade e velocidade de sua rede. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

O aplicativo, desenvolvido pela Fiesp, em parceria tecnológica com o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), auxilia o usuário brasileiro de banda larga fixa a verificar, de maneira fácil, rápida e automática, a qualidade e a velocidade de sua rede.

“É irritante e um total desrespeito o que acontece com os serviços de internet. Você paga e recebe um pedaço do volume que comprou. Não tem desconto e tem que pagar aquele valor todo”, disse Skaf, explicando que antes não existia uma ferramenta capaz de emitir um relatório para que o consumidor pudesse cobrar os meus direitos.  “Temos que dar publicidade. Essa ferramenta vai fazer muito bem às pessoas e à competitividade porque as empresas pagam e também não recebem.”

Segundo o diretor do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Fiesp, Carlos Cavalcanti, existem muitos softwares que já fazem isso, mas o diferencial deste é que a medição poderá ser automática.

“O nosso aplicativo traduz todos os termos técnicos e avalia de maneira rápida automática e objetiva se a internet do consumidor está de acordo com aquilo que foi contratado e com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)”, disse.

“Você ainda poderá escolher por receber um relatório mais detalhado, que mostrará todos aqueles padrões de perdas de pacotes, jitter, latência e ainda escolher o período que você deseja visualizar esses resultados: por dia, semana, mês ou de acordo com sua preferência”, explicou.

Cavalcanti informou que, de acordo com as normas da Anatel, numa média mensal, a velocidade não pode ser inferior a 70% do que a contratada pelo usuário. “Caso a rede de sua prestadora esteja sobrecarregada a qualidade rede sua conexão pode ser prejudicada”, disse.

Outra grande novidade que a ferramenta traz para os consumidores de internet banda larga fixa que utilizam rede wi-fi é a análise por meio do Monitor Banda Larga do melhor canal para utilização. “O aplicativo indica o canal menos congestionado, com o objetivo de melhorar a qualidade de sua conexão”, afirmou o diretor.

“Por meio dessa ferramenta, todo consumidor brasileiro poderá melhorar o diálogo com sua prestadora e, caso necessário, apresentar queixas à Anatel ou entrar com ações individuais junto a órgãos de defesa do consumidor”, disse Cavalcanti.

A ferramenta ainda oferece um espaço para exclusivo para esclarecer dúvidas e auxiliar o usuário na utilização do software.

O aplicativo é gratuito para toda população brasileira e pode ser baixado por meio do site: www.monitorbandalarga.com.br

Sobre o Monitor Banda Larga

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542674661O objetivo da ferramenta é melhorar a qualidade da banda larga fixa, necessária ao desenvolvimento da indústria e de todo o país, auxiliando qualquer usuário a verificar se sua prestadora de serviços está entregando a internet banda larga de acordo com o contratado e com os parâmetros da Anatel, de maneira simples e de fácil entendimento.

Inicialmente o produto é compatível com o sistema operacional Windows e conta com três tipos de medição: padrão, automaticamente configurada com a instalação do aplicativo e que realiza testes diários a cada 6 horas; instantânea, que verifica a qualidade da conexão imediatamente e programada, que possibilita a seleção de intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas. Após a escolha das opções de medição, o usuário visualizará um relatório simples e objetivo, que indicará a velocidade e qualidade da internet.

Para garantir a segurança, o aplicativo possui um parecer do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), que certifica o funcionamento e a confiabilidade da ferramenta.

L.E.T.S

A Semana da Infraestrutura da Fiesp (L.E.T.S.) representa a união de quatro encontros tradicionais da entidade: 9º Encontro de Logística e Transporte, 15º Encontro de Energia, 6º Encontro de Telecomunicações e 4º Encontro de Saneamento Básico. O evento acontece de 19 a 22 de maio (segunda a quinta-feira), das 8h30 às 18h30, no Centro de Convenções do Hotel Unique, em São Paulo.

Mais informações: www.fiesp.com.br/lets