imagem google

Fiesp lança cartilha para orientar sobre tributos ligados a acidentes do trabalho

Agência Indusnet Fiesp

Os departamentos de Ação Regional (Depar) e Sindical (Desin), ao lado do Comitê de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promovem no próximo dia 29, o “Seminário FAP, RAT, NTEP – Efeitos na Gestão Empresarial”, na sede da entidade, no qual serão discutidos conceitos e métodos de cálculo, interpretação, e o impacto desses tributos para as empresas.

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) – alíquota que determina o valor pago para custeio dos Riscos Ambientais de Trabalho (RAT) – é aplicado desde 2010, mas muitos empresários, contabilistas e profissionais ligados à gestão empresarial ainda desconhecem o fator de flexibilização da alíquota e as possibilidades de reduzir o impacto financeiro na folha de pagamento.

Por isso, a ideia do seminário é mostrar a importância de uma gestão sustentável, voltada à promoção da saúde do trabalhador e manutenção de um ambiente de trabalho seguro e, como ações preventivas, poder transformar o bônus do FAP em vantagem competitiva. Desta forma, é possível reduzir custos na folha de pagamento, obter ganho de imagem, maior satisfação e fidelidade dos empregados, além de melhor produtividade.

Durante o evento será lançada uma cartilha, elaborada pelos departamentos da Fiesp, com a colaboração de especialistas das áreas de segurança e saúde do trabalho, orientando sobre o passo a passo da contestação que as empresas podem fazer caso não concordem com os índices do FAP publicados pelo Ministério da Previdência Social. Este ano, a publicação sairá em 30 de setembro.

O trabalho é continuidade do “Roteiro Prático de Contestação do FAP 2014”, publicado ano passado e disponível no site (http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes). Com conteúdo revisto e ampliado, será distribuído gratuitamente aos empresários, contabilistas e profissionais ligados à gestão empresarial.

 

Serviço

“Seminário FAP, RAT, NTEP – Efeitos na Gestão Empresarial”

Data: 29/9 – segunda-feira

Horário: das 8h30 às 12h30

Local: sede da Fiesp, à Avenida Paulista 1313

Mais informações Departamento de Ação Regional (Depar)

Inscrições:  www.fiesp.com.br/agenda

Telefones: 11 3549-4632 / 3549-4443

Email:  depar@fiesp.com