imagem google

Dez atletas do Sesi-SP representam o Brasil no Mundial de Triathlon Escolar

Jovens são de programa voltado à iniciação da prática esportiva

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Dez  alunos do Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), que tem como objetivo o incentivo à pratica esportiva e ao desenvolvimento do futuro cidadão, foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Triathlon Escolar e embarcam nesta terça-feira (26/5) para a França. A competição acontecerá na cidade de Versailles entre 27 de maio e 2 de junho.

Para Miguel Junio, técnico dos jovens e também convidado para compor a seleção brasileira na competição, a convocação veio como um mérito do trabalho realizado.

“Para nós é uma satisfação muito grande, não apenas pelo resultado mas por ver o desenvolvimento desses atletas. Eles passaram do programa atleta do futuro para atletas de treinamento e podem chegar ao rendimento”, comentou o técnico.

“A viagem será uma experiência única, não só para as crianças, mas na minha vida. Vamos competir com os melhores do mundo na categoria e, com isso, vamos obter muita experiência e aprendizado que serão aproveitados no andamento do projeto”, finalizou.

Ana Luiza de Souza Motta conheceu o Triathlon através da indicação de um professor e há dois anos participa dos treinos no Sesi-SP. Após disputar campeonatos nacionais e brasileiro, a jovem de 15 anos comemora a ida para um mundial e ressalta o momento para conhecer os níveis de outros atletas.

“Eu vejo essa convocação como uma experiência e uma oportunidade para conhecer outros atletas e os níveis deles. Será muito importante competir fora e ter esse conhecimento”.

Ramon Augusto Prado, 15 anos, estudante do Sesi-SP, participa do PAF há três anos. O jovem atleta começou na natação, seguiu para o biathlon após ser convidado por um professor do programa e passou para a equipe de triathlon do técnico Miguel.

“Esse mundial vai ser uma experiência muito grande. Nunca imaginei que fosse sair do país para competir e estou muito feliz por poder participar”.

O PAF

O Programa Atleta do Futuro (PAF) é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) que promove a formação sócio esportiva. O objetivo é incentivar a prática de esportes e disseminar valores para crianças e jovens de 6 a 17 anos, contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão.

Na primeira fase, crianças entre seis e oito anos, trabalham a qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir de oito anos de idade, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças.

Entre 11 e 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.

Atletas convocados

Alysson de Luca Galera

João Vitor José

Ramon Augusto Prado Silva

Vinicius Mercaldi Munhõz

Jonatas Mendes da Silva

Fernanda Zanini Pernacova

Guilherme Henrique da Silva

Giovanna Matos Ferretti

Ana Luiza de Souza Motta

Maria Vitória Sorbo Martins