Designers do Senai-SP apresentam tendências para a moda Primavera Verão 2015/2016

Alessandra Lanzeloti, Andressa Campideli e Debora Catelani mostraram as três direções criativas para as próximas estações

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Empresários do setor de confecção e vestuário, estilistas e profissionais e estudantes de moda receberam, na noite desta terça-feira (20/01), durante o lançamento do Senai Mix Design, uma verdadeira aula do que deverá ser sucesso na Primavera-Verão 2015/16.

As especialistas na área de moda do Senai-SP, Alessandra Lanzeloti, Andressa Campideli e Debora Catelani, mostraram as direções criativas e tendências para Primavera Verão 2015-16. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Os participantes foram apresentados às macrotendências de comportamento e as inspirações pesquisadas em todo o mundo e que devem guiar as estratégias de mercado e os profissionais do mundo da moda de vestuário, acessórios, calçados, joias, folheados e bijuterias.

A palestra foi apresentada pelas especialistas e autoras do caderno “Senai Mix Design Primavera-Verão 2015/2016 – Direções Criativas”, no auditório do Centro de Design de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), no bairro do Brás, em São Paulo. O caderno tem custo de R$ 59,90 e está disponível para pré-venda no site  do programa.

O kit Senai Mix Desing Primavera-Verão 2015/16 trazem publicações impressas e em formato digital. Foto: Divulgação

No evento – o primeiro de uma agenda que inclui outras cinco cidades –, a designer de moda Alessandra Lanzeloti destacou as inovações do material desenvolvido. “Na edição deste ano, além da versão impressa dos cadernos, todo o conteúdo está sendo disponibilizado em forma digital e os conteúdos setoriais para vestuário, calçados e bolsa e joias e bijuterias estarão em um pendrive. Isso vai facilitar muito o uso dessas informações pelos profissionais de criação”, disse.

Para Debora Catelani, também designer de moda do Senai-SP, a nova edição está mais objetiva em relação à anterior. “Para nós, mudar a cada edição, dar uma nova cara a edição, é um grande desafio, pois as mudanças são muito sutis.”

Para a consultora e mestre em Moda Andressa Campideli, uma das autoras do “Caderno Direções Criativas” ao lado de Alessandra e Debora, foi necessário um amplo trabalho de pesquisa global, acompanhado de estudos de casos de empresas.

Leia também: Conceitos de Universos orientam as direções criativas para a Primavera-Verão 2015/2016

A vivência de empresários e profissionais das indústrias tornou os workshops e oficinas realizados pelo Senai-SP uma experiência enriquecedora, na opinião de Alessandra. “Há alguns empresários que vêm acompanhando todas as edições”, comentou.

Neste ano, o Senai Mix Design promove o lançamento do Caderno, palestras e encontros setoriais nas cidades de Franca, Americana, Jaú, Birigui e Limeira.

Confira a programação no site do Senai Mix Design.

>> Conceitos de Universos orientam as direções criativas para a Primavera-Verão 2015/2016