imagem google
Início do conteúdo

Deputado Julio Lopes participa de reunião conjunta do Consic e Deconcic na Fiesp

No encontro, conselheiros e diretores da entidade debatem desenvolvimento urbano

Agência Indusnet Fiesp,

O Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic) e o Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) debateram nesta segunda-feira (11/5) projetos de desenvolvimento urbano do Programa Compete Brasil, uma iniciativa da Federação.

A reunião conjunta contou com a participação do deputado federal Julio Lopes, presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, dos dirigentes do Tribunal de Contas da União (TCU), Hamilton Caputo Delfino Silva, secretário de Controle Externo no Estado de São Paulo, e José Ulisses Rodrigues Vasconcelos, secretário de Fiscalização de Infraestrutura Urbana.

Institucional Deconcic -PDF.


Imagem relacionada a matéria - Id: 1537707818

Reunião conjunta do Consic e Deconcic na sede da Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp


“Perdemos quase 300 mil empregos no setor da construção. Chegamos a 8,26% de inflação e o nosso setor é extremamente sensível a tudo isso”, enfatizou o diretor do Deconcic, Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio.

Sobre a realidade atual e os riscos do setor, Auricchio mencionou a interrupção de contratos e obras por falta de pagamentos para as construtoras.

“Há quem diga que o empresário pinta um cenário desastroso, não, isso aqui é realidade, não estamos aumentando nada, mas também não podemos diminuir o que está acontecendo”.

Ao participar da reunião, o deputado Julio Lopes afirmou que está empenhado em trabalhar na mesma direção que a entidade. “Levarei a proposta do Construbusiness – Programa Compete Brasil para a Câmara dos Deputados, pois queremos acompanhar todas as construções de São Paulo diariamente”.

O presidente do Consic, José Carlos de Oliveira Lima, avaliou a presença do deputado na reunião como muito positiva. “Certamente, a nossa proposta está muito bem representada pelo deputado Julio Lopes. Sua presença nos deu mais esperança em relação às conquistas no setor”, afirmou.

Oliveira Lima aproveitou a ocasião para enfatizar a importância do Observatório da Construção, plataforma criada pelo Deconcic. “O Observatório da Construção é um grande objetivo conquistado e devemos muito ao presidente da entidade, Paulo Skaf”.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537707818

José Carlos de Oliveira Lima, presidente do Consic da Fiesp. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Propostas efetivas
Sérgio Henrique Cançado, superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, reiterou a participação da estatal como parceria da Fiesp.

“Estamos buscando novas alternativas de recursos em parceria com o Observatório da Construção.  Uma vez aprovado, e o governo tenha condições de sinalizar o que será feito nas mudanças do setor, a Caixa dará mais previsibilidade nos seus programas, bem como continuar proporcionando condições dignas de moradia para a população”, esclareceu Cançado.

Para Julio Lopes, é fundamental que os projetos no Brasil tenham mais qualidade e previsibilidade. “Estamos querendo convidar a Caixa Econômica Federal para um convênio que permita o acompanhamento da obra virtualmente.  Se não tivermos um projeto executivo para mudar nossa sociedade, não teremos uma solução efetiva”, concluiu.