imagem google
Início do conteúdo

Delegação francesa que participa do WorldSkills São Paulo visita Sesi da Vila Leopoldina

Maior competição de ensino profissionalizante do mundo é realizada pela primeira vez no Brasil

Rosângela Gallardo, Agência Indusnet Fiesp

Walter Vicioni Gonçalves, superintendente do Sesi-SP e diretor regional do Senai-SP, recebeu nesta terça-feira (11/8), no Sesi da Vila Leopoldina, Michel Guisembert, presidente da Worldskills França, e 45 competidores, além de três chefes de equipe, que participarão da maior competição de ensino profissionalizante do mundo, que será realizada de 12 a 15 de agosto, no Anhembi Parque. Esta é a primeira vez que o torneio, que reunirá 1.200 jovens de 60 países, é realizado no país. O encontro fez parte do programa One School One Country (Uma escola, Um país), em que as delegações participantes da Worldskills visitam escolas do país anfitrião.

Os alunos do Ensino Fundamental da entidade receberam a delegação francesa, que retribuiu a receptividade entoando o hino da França e bradando as palavras “performance, experiência e excelência”, o grito de guerra que será utilizado por eles durante as competições.

Vicioni falou sobre o papel do Sesi-SP para a sociedade brasileira, ressaltando as ações educacionais da entidade, a exemplo do ensino fundamental em tempo integral, do ensino médio articulado à educação profissionalizante do Senai-SP, da educação de jovens e adultos e dos conteúdos de ciência e tecnologia, que estimulam o interesse científico e a habilidade de resolver problemas do cotidiano por meio do raciocínio lógico. O superintendente do Sesi-SP também destacou o trabalho desenvolvido pela entidade nas áreas de nutrição, saúde e esporte, que contribuem para a formação integral da criança e dos jovens.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537568842

Walter Vicioni Gonçalves recebe delegação francesa que participa do WorldSkills São Paulo. Foto: Everton Amaro


No Teatro do Sesi-SP, anexo ao Centro Cultural Sesi Vila Leopoldina, 25 alunos do ensino médio, que também estão matriculados em cursos técnicos do Senai-SP, apresentaram detalhes de suas futuras ocupações profissionais aos visitantes. Uma turma do curso técnico em teatro musical realizou esquetes inspiradas no folclore nacional de dança e canto. Após visitar as salas de aula, laboratórios, refeitório, ginásio de esportes e hall dos troféus, a equipe francesa saiu impressionada com a estrutura oferecida pela entidade educacional da indústria paulista. Anfitriões e visitantes tiveram a oportunidade de interagir sobre os processos educacionais de cada país.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537568842

Delegação francesa que participa do WorldSkills São Paulo visita Sesi da Vila Leopoldina. Foto: Everton Amaro