imagem google

De olho na expansão dos negócios para os EUA, empresários participam do SelectUSA na Fiesp

Programa oferece atendimento personalizado para empresas que querem investir no mercado norte-americano

Mayara Baggio, Agência Indusnet Fiesp

Para auxiliar empresários brasileiros com interesse na expansão de seus negócios nos Estados Unidos, o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da Fiesp recebeu, nesta terça-feira (06/03), o SelectUSA, programa com sede no Departamento de Comércio americano que facilita informações e contatos para empresas estrangeiras que queiram investir no país.

Na abertura do evento, o diretor titular do Derex, Thomaz Zanotto, falou sobre a importância da proximidade entre os mercados brasileiro e americano. “O Brasil investia um dólar para cada sete dólares que os americanos investiam no Brasil. Nos últimos anos essa relação passou de três para um, ou seja, cresceu bastante”, afirmou.

Segundo Zanotto, o SelectUSA funciona como uma importante porta de entrada para empresários de todos os setores que queiram uma assessoria completa sobre os Estados Unidos.

Para o cônsul-geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Ricardo Zuniga, o Brasil e os Estados Unidos são parceiros históricos, com relacionamento comercial vibrante. Atualmente, o mercado brasileiro figura como um dos 15 maiores parceiros comerciais dos EUA. “O Brasil é uma fonte significativa de investimento estrangeiro direto nos Estados Unidos, algo em torno de US$ 36 bilhões. Em 2017, o país se tornou a sétima fonte de investimento em termos de crescimento nos EUA”, explicou.

O SelectUSA envolve o atendimento de individual de empresas interessadas em crescer no mercado americano, com auxílio sobre aspectos legais, regulações federais, incentivos e benefícios tributários e agências de fomento econômico, por exemplo.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1540158562

Zanotto, ao centro: mais investimentos de empresas brasileiras nos Estados Unidos. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp