imagem google

Conselho de Comércio Exterior da Fiesp discute prioridades para 2014

Em sua primeira reunião do ano, Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp discutiu prioridades para 2014 e propôs integração com o Derex, departamento da entidade que desenvolve estudos e documentos para o comércio internacional.

Agência Indusnet Fiesp

O Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ouviu, na manhã desta terça-feira (11/2), as prioridades do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da entidade.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Coscex, o ex-embaixador Rubens Barbosa, e pelo diretor-titular do Derex, Thomaz Zanotto. Na ocasião, as duas áreas de comércio internacional da Fiesp discutiram a necessidade de integração dos dois segmentos.

O Derex é o braço de atuação a Fiesp em assuntos de comércio exterior. Por meio do departamento, a federação apresenta estudos sobre o setor e documentos com sugestões para alavancar a posição do Brasil no comércio internacional. Em meados de 2013, o departamento publicou e enviou à Brasília um documento com propostas de integração do mercado brasileiro com os mercados do mundo.

A reunião do Coscex: negociações multilaterais de comércio em debate na Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

A reunião do Coscex: negociações multilaterais de comércio em debate na Fiesp. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp


Já o Coscex é a frente estratégica, onde são levantadas as discussões sobre os principais problemas comerciais do país. O conselho também ouve e reproduz as demandas dos empresários ligados, e interessados, ao comércio exterior.

A realização de negociações multilaterais de comércio, agenda de integração com o Mercosul, como recuperar a perda de mercado em países como o Japão, como elevar a posição do Brasil no comércio com os Estados Unidos e mecanismos de defesa foram alguns dos temas discutidos durante a reunião e estão entre as prioridades do Derex e do Coscex para 2014.