imagem google

Conformidade técnica para materiais de construção importados é tema de reunião

Reunião contou com representantes do Inmetro e do MDIC

Guilherme Abati, Agência Indusnet Fiesp

Alfredo Carlos Orphão Lobo, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Marcos Otávio Bezerra Prates, diretor de Competitividade Industrial da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram os convidados da reunião coordenada por Mário William Ésper, diretor e coordenador do Programa Compete Brasil do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14/07).

O tema do encontro, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi a conformidade técnica para materiais de construção provenientes de importação.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542150109

Alfredo Carlos Orphão Lobo, representante do Inmetro: em 2015, a fiscalização que vai passar a acontecer dentro dos depósitos importadores e fábricas. Tamna Waqued/Fiesp


Durante o encontro, os convidados se dedicaram a responder as dúvidas e questões dos presentes. Orphão Lobo, da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, detalhou o trabalho que o Inmetro realiza nessa área.

Segundo ele, a partir de 2015 haverá mudanças quanto à atuação do Inmetro. “Passaremos a realizar uma fiscalização técnica em produtos importados do setor, levando em conta os selos, amostras e analises de laboratório. Outra mudança para o ano que vem é a fiscalização que vai passar a acontecer dentro dos depósitos importadores e fábricas”, explicou Lobo.

Outro ponto abordado pelos convidados e presentes foi a necessidade de uma aproximação do setor com o Ministério Público para maior controle da fiscalização de produtos estrangeiros e nacionais.

Além desses pontos, foram abordados temas como autodeclaração de conformidade gerada por laboratórios do Inmetro, aplicação do código de defesa do consumidor, anuência, agendas regulatórias, entre outros.