Com lançamento de livro de Wilson Pollara, ComSaude comemora 10 anos

“A Saúde tem Cura” é o título da obra do secretário municipal de Saúde de São Paulo

Patrícia Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

O Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da Fiesp (ComSaude) realizou a última reunião plenária de 2017, em 30 de novembro, em clima de comemoração. São 10 anos de muito trabalho e atividades para representar o setor da indústria na saúde. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, lançou o livro “A Saúde Tem Cura”.

“Fico muito feliz pela oportunidade de termos esta conversa. Sim, este é o objetivo do livro: dialogar, ser uma conversa franca e direta com pessoas que dividem comigo o interesse por uma gestão da Saúde que beneficie a todos”, disse Pollara.

Segundo o médico, o livro traz uma avaliação e uma reflexão colhidas durante uma vida inteira de muito trabalho. “Por muitos anos, vejo a questão da Saúde como médico e profissional da área, e já faz algum tempo que tenho estado do outro lado da questão, encarando e tratando com os olhos e a responsabilidade de gestor público. Esses dois ângulos de visão não impedem que eu me coloque também no lugar de cidadão, e é por isso que em alguns momentos deste livro o leitor me verá falar como usuário do sistema”, enfatiza.

Na sua apresentação, ele sugere uma reflexão sobre a possibilidade de se fazer uma nova história na Saúde, com mais eficiência, trabalhando com dados concretos e possibilidades reais de se atingir o que se propõe o Estado.

Francisco Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, também participou da reunião e disse que o ComSaude é um grande fórum de discussão e formação de opinião no setor. “Temos caminhos para melhorar e trazer uma visão mais positiva para os brasileiros nos próximos anos”, disse.

O diretor titular do ComSaude, Ruy Baumer, afirmou que o grande desafio é pensar mais o que fazer com menos. “Sim, acreditamos que a saúde tem cura”, finalizou.

Plenária do ComSaude, comemorando seus 10 anos, teve lançamento de livro de Wilson Pollara. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp