Com convênio, Sesi-SP leva Programa Atleta do Futuro para 125 alunos em Mococa
Iniciativa começa a ser implantada na modalidade futebol na cidade
Guilherme Abati, Agência Indusnet, de Mococa Fiesp
O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a prefeitura de Mococa, município aproximadamente 275 km de distância da capital, assinaram nesta sexta-feira (14/03) um convênio para implementar o Programa Atleta do Futuro (PAF) na cidade. A iniciativa deve atender 125 alunos da rede municipal.
O programa começa com atividades de futebol, mas deve ser ampliado tanto em número de matrículas como em práticas de outras modalidades esportivas.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Sesi-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e da prefeita de Mococa, Maria Edna Gomes Mazier. O diretor da Divisão de Esportes e Qualidade de Vida do Sesi, Alexandre Pflug, também esteve presente.
“Hoje é um dia importante para nosso município”, disse Maria Edna. “Essa parceria renderá muitos frutos”, comemorou a prefeita.

A partir da esquerda: Pflug, Maria Edna e Skaf: parceria em nome do esporte. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Segundo Skaf, o programa é uma grande oportunidade para que crianças e jovens pratiquem esportes gratuitamente e desenvolvam valores que levarão para a vida toda.
“O Atleta do Futuro foi pensado para estimular a prática esportiva e preparar nossos jovens para o futuro, pois a atividade física também contribui para a formação de cidadãos com mais saúde e disciplina”, disse durante a assinatura do convênio.
O Programa Atleta do Futuro
Além da prática esportiva, os alunos do PAF recebem orientação em temas transversais como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e pluralidade cultural. Os instrutores trabalham para difundir valores como ética, superação, autoestima e socialização, com o intuito de ajudar o aluno a se desenvolver de modo pleno.
Presente em mais de 190 municípios, o Programa Sesi-SP Atleta do Futuro contempla 81.049 participantes entre 6 e 17 anos e as atividades estão organizadas em três fases, adequadas para cada faixa etária.
Na fase que compreende crianças entre seis e oito anos, os instrutores trabalham para promover a qualidade de vida, integração e socialização por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. A partir dos oito anos, os participantes iniciam a prática esportiva, conhecendo as diversas modalidades e suas diferenças. Então, dos 11 aos 17 anos, os alunos optam por uma modalidade e realizam treinos específicos. Nesta fase, os atletas podem representar a equipe do Sesi-SP em competições estaduais e nacionais.
Por se tratar de programa de formação esportiva com metodologia própria do Sesi-SP, as aulas esportivas são complementadas por intensa programação nos finais de semana com a participação da família. Todos os profissionais envolvidos são capacitados e os alunos têm acesso a todos os materiais necessários para a prática de diferentes modalidades de esporte.