imagem google

Code, da Fiesp, discute melhorias para o esporte com base no Pro-Mac

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp

Reunião desta quarta-feira (29 de agosto) do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto da Fiesp (Code) discutiu como o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac pode ser utilizada em mudanças no setor esportivo.

Integrante da mesa principal, o ex-secretário da Cultura e criador do programa, Andrea Matarazzo, além de explicar a funcionalidade da lei Pro-Mac, que trabalha o incentivo por meio da renúncia fiscal, sendo até 20% sobre o ISS e IPTU para os incentivadores – pessoa física ou jurídica-, destacou a sua visão sobre o trabalho realizado no esporte atualmente.

“Hoje, a única coisa que compete com as drogas é a cultura e o esporte, onde o jovem tem perspectiva de crescimento. O esporte numa cidade como São Paulo é uma das coisas mais importantes. Se pegar o gancho da lei de incentivo à cultura e a prefeitura liberar o recurso, tem muita coisa para fazer na área esportiva e que seria de grande utilidade para cidade. E para complementar, os clubes privados teriam uma importância muito grande até pelo conhecimento que possuem na área”, comentou Andrea.

Há mais um desafio para o Code, disse Mario Frugiuele, diretor titular, ao comentar sobre o desenvolvimento de um plano para o esporte a ser apresentado aos candidatos, já que apenas seis dos presidenciáveis têm algum projeto voltado para o esporte.

João Farias, Secretário Municipal de Esportes e Lazer na Prefeitura de São Paulo, também comentou a forma como o esporte e a cultura são vistos e trabalhados no país.

“Em um país de terceiro mundo como o Brasil, cultura e esporte são sempre tratados de costas, pela pressão que recai na saúde e na educação. Para mim, como secretário, o grande desafio é transformar o esporte de São Paulo em algo inclusivo, ou seja, que insere socialmente ou que se torna uma atividade de lazer para a população. Isso geraria um efeito em cadeia, com influências até nas áreas de saúde e educação”, finalizou.

Reunião do Code, da Fiesp, com a participação de Andrea Matarazzo. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Reunião do Code, da Fiesp, com a participação de Andrea Matarazzo. Foto: Everton Amaro/Fiesp