imagem google

Centro Cultural Fiesp integra Paulista Cultural

Agência Indusnet Fiesp

Além de ser cartão-postal e principal eixo econômico de São Paulo, a avenida Paulista reafirma sua vocação como um dos principais corredores de cultura da cidade no domingo, 11 de março. Seis grandes instituições culturais sediadas na avenida se unem pela primeira vez para oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas voltadas ao teatro, à música, às artes plásticas e visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à botânica, além de cinema, que terá preços promocionais.

Inspirada no “Museum Mile”, que anualmente congrega os museus da 5ª Avenida, em Nova York, a primeira edição da Paulista Cultural promove o intercâmbio e uma parceria inédita entre os principais espaços culturais da avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e Masp. Além de estimular a visitação, a iniciativa oferece ao público a possibilidade de construir o seu próprio roteiro cultural.

Outras nove instituições também se unem para dar apoio à iniciativa: Sesc Avenida Paulista, futuro morador do endereço, Cinearte-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Fnac Brasil, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1544900682

Intercâmbios

A partir das 10h, cada uma das seis instituições, além da programação em cartaz, abrigará atividades de outra, visando proporcionar aos visitantes uma imersão cultural ao longo de quase 3 km de asfalto, aberto ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A ideia é que cada pessoa possa montar seu próprio circuito e encontrar, nos locais que já costuma frequentar, um pouco do que os demais têm a oferecer.

As interações confirmadas para essa primeira edição da Paulista Cultural são: Casa das Rosas recebe o Instituto Moreira Salles; Instituto Moreira Salles recepciona o Centro Cultural Fiesp; Centro Cultural Fiesp abriga a Japan House São Paulo; Itaú Cultural acolhe o Masp; Masp hospeda a Japan House São Paulo; Japan House São Paulo atende a Casa das Rosas.

Sericleta (Casa das Rosas | 11h às 15h)

O Instituto Moreira Salles leva para a Casa das Rosas a “Sericleta”, uma unidade móvel de impressão em serigrafia, idealizada especialmente para a produção de materiais gráficos. O público é convidado a participar da ação como observador, interlocutor e impressor das peças gráficas, experimentando da mágica da impressão manual.

Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada

Kamishibai (Centro Cultural Fiesp | 11h30)

Localizado ao lado de um jardim projetado por Roberto Burle Marx, o Espaço Café do Centro Cultural Fiesp recebe a apresentação de contos japoneses da Japan House São Paulo. Mais do que contar a história, a técnica do Kamishibai – junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel) – ilustra suas passagens por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais. Os contos O Cozinheiro e Chapéus para os Jizos serão apresentados dentro de um palco de madeira, como manda a tradição.

Atividade gratuita | Duração: 30 minutos | Capacidade: indeterminada

Oficina Autodesretratos – Processo criativo da construção da imagem (Instituto Moreira Salles | 15h às 17h30)

A oficina ministrada pelo artista Rafael Silveira, responsável pela mostra Circonjecturas – em Cartaz no Centro Cultural Fiesp –, convida os participantes a fazer um autorretrato diferente, ao estilo do artista. Para o “autodesretrato”, cada pessoa é fotografada no início da oficina e depois constrói sua obra a partir de um acervo de imagens disponíveis para recorte e colagem. Como resultado, surgem retratos sem semblante, que revelam a intimidade da mente de cada participante.

Atividade gratuita | Duração: 150 minutos | Capacidade: 15 pessoas | Distribuição de senhas a partir das 14h30.

Yuzo Akahori e Yoohey Kaito (Instituto Moreira Salles | 11h)

No térreo do IMS, onde habitualmente ocorrem apresentações de música brasileira, a Japan House São Paulo será representada pelo duo contemporâneo de Shamisen e Taiko, executado pelos músicos Yuzo Akahori e Yoohey Kaito, em uma programação paralela. Os músicos nipodescendentes aprenderam a tocar esses instrumentos tipicamente japoneses no Brasil e aprimoraram sua técnica em diversas expedições ao Japão.

Atividade gratuita | Duração: 40 minutos | Capacidade: 150 pessoas | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes.

Aulão de Batekoo no Itaú Cultural (Itaú Cultural | 14h, 15h e 16h)

O Aulão da Batekoo é uma ação do Masp, que nasceu para incentivar as pessoas a explorarem suas habilidades corporais por meio da dança. No Itaú Cultural, os professores trabalharão com movimentos de danças pertencentes aos ritmos do Passinho, Dancehall, Afrohouse & Kuduro, Funk e Twerk. As atividades serão realizadas em três turmas: começam com a de aquecimento e na sequência são oferecidas as aulas específicas de Dancehall, com a Queen Fabi Silva, e Afrohouse/Kuduro, com a Angolana-Carioca Gabi Ziriguidum. Haverá interpretação em Libras.

Atividade gratuita | Duração: 45 minutos por aula | Capacidade: 40 pessoas por aula | Ingressos: pré- inscrições presenciais para as três turmas a partir das 13h30 [as inscrições ficarão disponíveis até lotação das vagas].

Polvos Poéticos (Japan House São Paulo | 16h)

A Casa das Rosas realiza na Japan House São Paulo uma atividade inspirada na antiga brincadeira do telefone sem fio, Os Polvos Poéticos. Como uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção, três ou quatro atores do Grupo Sensus declamam Haikais japoneses através de conduítes, para serem ouvidas por seis pessoas simultaneamente. Os Haikais apresentados são pequenos poemas traduzidos por Haroldo de Campos e Guilherme de Almeida. A atividade acontece na área externa e nos três pisos da Japan House São Paulo.

Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada

Workshop de Furoshiki (Masp | 14h e 15h)

O Masp se rende à técnica tradicional de embrulho do Furoshiki, muito utilizada para embalar presentes e transportar objetos. A origem do nome – “Furo” (banho) e “shiki” (abrir) – remonta ao período Edo, quando era comum o uso do furoshiki para guardar as roupas enquanto se banhavam nos banhos públicos, conhecidos como Sento. A atividade é um intercâmbio com a JAPAN HOUSE São Paulo.

Atividade gratuita | Duração: 45 minutos | Capacidade: 16 pessoas por sessão | Ingressos: Inscrição 1 hora antes, na recepção do MASP

Da casa

Além dos intercâmbios, cada uma das 14 entidades envolvidas também preparou atrações especiais para o dia 11 de março em suas próprias sedes. Confira mais detalhes sobre a programação em cartaz no facebook da Paulista Cultural: www.facebook.com/paulistacultural2018/

Casa das Rosas

Para a Paulista Cultural, a Casa das Rosas fez um programa baseado em suas duas características mais marcantes: o patrimônio histórico e arquitetônico, representado pelo casarão onde está abrigada, e a ampla atuação do museu no campo da literatura.

Centro Cultural Fiesp

Além do espetáculo Pagliacci e das exposições Circonjecturas e São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole, o Centro Cultural Fiesp oferece ao público da Paulista Cultural um show único do cantor Almir Sater, às 16h. Toda programação em cartaz é gratuita.

Instituto Moreira Salles

Com foco na fotografia, a programação do Instituto Moreira Salles oferece oficinas, sessões de cinema e visitas mediadas às exposições em cartaz. Todos os eventos são gratuitos.

Itaú Cultural

A programação da entidade terá atividades de performance artística e musical, espaço para leitura e contação de histórias. Todas as atividades são livres, gratuitas e com interpretação em libras.

Japan House São Paulo

Entre os destaques da programação especial para a Paulista Cultural, a Japan House São Paulo recebe um dos grandes nomes da arte japonesa do pós-guerra, o artista contemporâneo Takesada Matsutani, que realizará a performance Action São Paulo, às 13h, no espaço cultural nipônico. Na ocasião, também estarão expostas duas obras e a evolução de uma outra performance realizada pelo artista.

Masp

No dia 11 de março, como parte da programação do projeto Paulista Cultural, o Masp oferece entrada gratuita a todos os visitantes, além de oficinas e shows gratuitos em seu Vão Livre. Neste evento, o Masp pretende reverberar as discussões em torno das histórias afro-atlânticas, tema ao qual se dedica em 2018. O ano marca o 130º aniversário da abolição da escravatura mercantil no Brasil.

Caixa Belas Artes

O Caixa Belas Artes separa três exibições especiais em 35mm. O primeiro deles, a animação francesa “As Bicicletas de Belleville”, de Sylvain Chomet, destinado ao público infantil, é também um programa recomendado para toda a família. Em seguida virá o “O Invasor”, de Beto Brant, como uma forma de homenagear a cultura paulistana, pois o filme foi todo rodado em São Paulo e mostra pontos icônicos da Capital. A terceira e última sessão do dia é a cara do cinema: “Gritos e Sussurros”, de Ingmar Bergman, encerrará o “Paulista Cultural” no Caixa Belas Artes. Esta será a primeira homenagem do ano ao diretor sueco, que em julho próximo completaria seu centenário de nascimento.

Cinearte | Conjunto Nacional

O cinema estará com ingressos com valor único de R$ 13,50 (valor de meia entrada) para todas as sessões durante a Paulista Cultural.

Espaço Cultural Conjunto Nacional

Como uma homenagem ao Paulista Cultural e à própria Avenida Paulista, serão organizadas duas exposições fotográficas em parceria com a Associação Paulista Viva:  uma ao ar livre, na fachada do Conjunto Nacional, e outra interna, em uma das galerias do edifício, além de apresentações de dança e música com temática relacionada à avenida.

Para realização das exposições, um grupo de fotógrafos foi pautado para registrar ao longo do mês de fevereiro imagens dos principais espaços culturais envolvidos na iniciativa. A curadoria fará a seleção, ampliação e impressão de nome imagens (correspondentes a cada um dos locais fotografados) no formato 7m de altura x 4m de largura para serem expostas na fachada principal do Conjunto Nacional, voltada para a Avenida Paulista.

Espaço Itaú de Cinema

Durante todo o dia da Paulista Cultural, a unidade da rua Augusta, estará com ingressos com valor único de R$18,00 (valor de meia entrada) para qualquer sessão.

Instituto Cervantes

Instituição mundial dedicada ao ensino de espanhol, o Instituto Cervantes terá Feira Relâmpago com atividades variadas, incluindo mesa redonda, oficinas, músicas e comidas do mundo hispânico.

Livraria Cultura/Fnac Brasil

Entre as atividades especiais oferecidas em vários pontos da avenida estão aula de teatro, tarde de jogos de tabuleiro, oficinas, contação de histórias e bate-papo com sessão de autógrafos.

Mirante 9 de Julho

Oficinas de moda e macramê, além de show de Carolina Zingler e Nuvens, com um repertório de Jazz, Rock e Blues, fazem parte do roteiro do espaço.

Teatro Gazeta

Desconto especial de 30% para as toda a programação de espetáculos em cartaz no dia do evento.

Endereços e telefones

Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37

Telefone: (11) 3285-6986

Centro Cultural Fiesp

Endereço: Av. Paulista, 1313

Telefone: (11) 3146-7439

Cinearte | Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, 2073

Telefone: (11) 3285-3696

Espaço Itaú de Cinema | Augusta

Endereço: Rua Augusta, 1470/1475

Telefone: (11) 3288-6780

Instituto Moreira Salles

Endereço: Av. Paulista, 2424

Telefone: (11) 2842-9120

Itaú Cultural

Endereço: Av. Paulista, 149

Telefones: (11) 2168-1776 / 1777

Japan House São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52

Telefone: (11) 3090-8900

Livraria Cultura

Endereço: Av. Paulista, 2073

Telefone: (11) 3170-4033

Fnac Brasil

Endereço: Av. Paulista, 901

Telefone: (11) 2123-2000

Masp

Endereço: Av. Paulista, 1578

Telefone: (11) 3149-5959

Mirante 9 de Julho

Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n

Telefone: (11) 3111-6330

Teatro Gazeta

Endereço: Av. Paulista, 900

Telefone: (11) 3253-4102