imagem google

Campanha Água na Medida da Fiesp/Ciesp distribuiu mais de 400 mil kits de redutores de água ao longo de dois meses

A meta é alcançar 1,5 milhão de kits ou 6 milhões de unidades

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

Em dois meses de campanha, o kit composto por quatro redutores de vazão de ½ polegada beneficiou a população e entidades diversas que o solicitaram. O redutor plástico pode reduzir, no ponto instalado, em até 50% a vazão de uma torneira ou chuveiro, contribuindo de forma efetiva para minimizar o impacto da crise hídrica em residências, condomínios, prédios comerciais e industriais e escolas.

Na Avenida Paulista, foram distribuídos 200 mil kits e a iniciativa também incluiu a distribuição de 7.500 kits nas estações Consolação, Trianon-MASP, Brigadeiro e Paraíso, da Linha Verde do Metrô.

A campanha “Água na Medida”, realizada diariamente em uma das principais avenidas de São Paulo, beneficiou aproximadamente 100 mil pessoas em dois meses.

Foram entregues sete mil kits ao Corpo de Bombeiros, 20 mil redutores à Polícia Militar, para atender 1.300 quarteis, dois mil para a Polícia Militar Ambiental, para uso em 114 quartéis, e 700 redutores para a Guarda Civil Metropolitana.

A prefeitura de Mairiporã recebeu 8,5 mil kits para distribuição à população, e três mil kits foram entregues à prefeitura de Monte Alto.

Jogos do Sesi-SP
Outra ação se deu nos jogos de vôlei do Sesi-SP. Na semifinal feminina, realizadas no ginásio de Vila Leopoldina (SP), e na final masculina, em Belo Horizonte (MG), os times do Sesi-SP contaram com uniforme personalizado da campanha, replicando a mensagem “Água na Medida” na transmissão ao vivo das disputas.

Já na Vila Leopoldina, o ginásio ganhou a ambientação da campanha, foram distribuídos mil kits redutores aos torcedores.

No Dia Mundial da Água, em 22 de março, o time feminino de vôlei do Sesi-SP enfrentou o Brasília, nas quartas de final da Superliga Feminina 2024/2015, no ginásio da Vila Leopoldina, também com uniforme alusivo à campanha.

Consumo da indústria
Ao menos 65% da indústria reutiliza a água em seus processos produtivos, segundo os departamentos de meio ambiente da Fiesp e do Ciesp. A conscientização e o incentivo a essa boa prática levaram a indústria a reduzir em 47% a água utilizada na região de Campinas desde 2002.

Para o diretor do departamento de meio ambiente da Fiesp e do Ciesp, Nelson Pereira dos Reis, “com o trabalho intenso de uso eficiente da água que tem sido feito, a indústria reduz cada vez mais a sua demanda e também os impactos provenientes da atual crise”.

A próxima meta é levar a campanha Água na medida para cidades do interior paulista com o apoio das Diretorias Regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).