Benjamin Steinbruch na Folha: déficit de balança comercial brasileira é preocupante - FIESP

Benjamin Steinbruch na Folha: déficit de balança comercial brasileira é preocupante

1° vice-presidente da Fiesp destaca que número negativo em janeiro, de US$ 4,04 bilhões, é o maior da série histórica de 20 anos

Agência Indusnet Fiesp

Em artigo publicado na terça-feira (12/02) no jornal Folha de S.Paulo, com o título “Uma boa e outra ruim”, Benjamin Steinbruch, 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), trata de dois fatos, um positivo e outro negativo.

Steinbruch comenta que o Brasil “vive um momento de pleno emprego” e ressalta o efeito imediato que isso causa à economia: “aumento na renda”.  Por outro lado, o 1º vice-presidente da Fiesp alerta para a notícia que classifica como “preocupante”: o déficit de US$ 4,04 bilhões na balança comercial brasileira no mês de janeiro, o maior da série histórica em 20 anos.

“A totalidade da expansão do mercado interno está sendo atendida por importações, visto que cai a produção manufatureira e crescem as vendas do comércio. Além do estrago que isso faz na indústria brasileira, é preciso colocar atenção no efeito que poderá ter, no médio prazo, nas contas externas”, analisa Steinbruch.

Veja o artigo na íntegra no site da Folha de S.Paulo.