imagem google

Atenção ao meio ambiente e maior produtividade são destaques em Cubatão

Regionais do Ciesp apresentam cases em reunião da Câmara Ambiental, na Fiesp

A Câmara Ambiental da Indústria Paulista (Caip) reuniu-se nesta quinta-feira (15), na sede da Fiesp, para apresentar cases das distritais regionais do Ciesp Jacareí, Cubatão e região metropolitana de São Paulo (Distrital Oeste).

O Grupo de Trabalho de Meio Ambiente (GTMA) de Jacareí realizou ações bem-sucedidas sobre o uso indiscriminado de sacolas descartáveis pela comunidade, que se desdobrará em sensibilização junto aos comerciantes.

Outras linhas de atuação dizem respeito às seguintes atividades:

  • Reciclagem de eletroeletrônicos;

  • Reciclagem de óleo, que se iniciará em 2010, em parceria com o Sesi, o Senai e ONGs, evitando a contaminação do solo e corpos d´água;

  • “Plantando com o futuro” – O projeto de educação ambiental inclui o apadrinhamento de árvores frutíferas para que as crianças acompanhem seu processo de crescimento.


    E-lixo

    Foi realizada ação conjunta com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente que promoveu, no começo do ano, o e-lixo, reciclagem de eletroeletrônicos, tendo a indústria como público alvo.

    Em parceria com a empresa TechFive, foram recolhidas mais de 3.000 toneladas de “lixo eletrônico” durante nove meses de ação. A “sucata” (celulares, computadores, caixas de banco etc.) foi desmontada e as partes retornaram à indústria e às usinas. O índice de reaproveitamento foi expressivo: 98%.


    Cubatão: conquistas ambientais



    O polo industrial de Cubatão conseguiu reduzir em 98,98% a emissão de material particulado, e há 13 anos não registra alerta de estado crítico de poluição do ar. Em função de diversas medidas orquestradas, a produção do polo cresceu 39%. Entre as conquistas, a melhoria do índice da qualidade do ar e de material particulado na região, especialmente na Vila Parisi.

    Alguns projetos foram detalhados por representante do Prodema (Proteção e Defesa do Meio Ambiente) do Ciesp de Cubatão, que inclui também as áreas de Guarujá e Bertioga.

    Houve ações de assessoria e fortalecimento de imagem ambiental do polo industrial de Cubatão, além da participação efetiva no Conselho Consultivo do Parque Serra do Mar e junto à Cetesb.

    Entre os tópicos em destaque na regional do Ciesp:

  • Cobrança do uso da água;

  • Zoneamento costeiro;

  • Novos procedimentos de licenciamento unificado;

  • Licenciamento renovável;

  • Planos e programas demandados pela Cetesb, como monitoramento on-line e de efluentes líquidos;

  • Novas legislações e procedimentos de áreas contaminadas.