imagem google

Associação faz campanha de prevenção de câncer bucal na Fiesp

Iniciativa comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal

Patrícia Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

A Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realiza nesta sexta-feira (20/3) a campanha de prevenção da saúde bucal Sorria para a Vida.  Dentistas voluntários atenderão gratuitamente a população em dois odontomóveis estacionados na calçada da sede da Federação. O atendimento será das 8h30 às 17h.

O evento comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, em 20 de março.  A campanha de prevenção acontece até julho deste ano, com ações em vários estados e participação de dentistas, entidades de classes, órgãos reguladores, universidades, empresas e indústrias do setor.

Ao menos quatro mil brasileiros morrem por complicações de câncer bucal todos os anos. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os principais riscos da doença. Se o diagnóstico for precoce, há até 90% de chance de cura.

Fatores de risco

Hábitos como fumar e ingerir bebidas alcoólicas podem elevar o risco de câncer bucal. Pacientes infectados por HPV, principalmente pelo tipo 16, também são mais suscetíveis à doença.  Mas o fumo e o uso excessivo de álcool têm sido responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral.

Segundo o Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40% na faringe ou laringe.

O Brasil ocupa o terceiro lugar de países com maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da República Tcheca.

A campanha Sorria para a Vida é uma iniciativa mundial da Federação Dentária Internacional (FDI), que mobiliza 100 países membros para promover campanhas locais em prol da saúde bucal, de acordo com as características e prioridades regionais.