imagem google

Ao inaugurar centro de treinamento médico-hospitalar, Skaf defende qualidade do Senai-SP para as escolas públicas

Centro de Treinamento em Equipamentos Médico-Hospitalares da Escola Senai Mariano Ferraz tem parceria com GE Healthcare

Agência Indusnet Fiesp

“Assim como este novo setor, nossas escolas são verdadeiros centros de excelência”, disse o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf, ao inaugurar nesta quinta-feira (19 de abril) o Centro de Treinamento em Equipamentos Médico-Hospitalares da Escola Senai Mariano Ferraz, na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Em entrevista coletiva depois da inauguração, Skaf afirmou que “com gestão, vontade política e coragem é possível dar qualidade à escola pública”, comparando os orçamentos do Sesi-SP e do Senai-SP com o do governo.

Assim como em outras áreas, a falta de mão de obra qualificada é um dos maiores problemas enfrentados nos sistemas de saúde. Para mudar esse quadro, o Senai-SP uniu sua expertise em formação profissionalizante à inovação tecnológica da GE Healthcare para criar o centro. No discurso inaugural, Skaf agradeceu à empresa, que cedeu em comodato equipamentos para o centro de treinamento.

Skaf também inaugurou o Núcleo Odonto-Médico-Hospitalar Manoel Amaral Baumer, que oferece cursos de Manutenção de Equipamentos Odontológicos e Manutenção de Equipamentos Biomédicos. “Foi exemplo de empreendedor na área da saúde, exemplo de ser humano”, disse Skaf sobre Manoel Amaral Baumer. Destacou que a homenagem, justa, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do Senai-SP.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1540158472

Paulo Skaf na inauguração do Núcleo Odonto-Médico-Hospitalar Manoel Amaral Baumer, na Escola Senai Mariano Ferraz. Foto: Everton Amaro/Fiesp

Centro de treinamento

A estrutura do Centro de Treinamento em Equipamentos Médico-Hospitalares é composta por laboratório de Centro Cirúrgico, laboratório de Simulação de Manutenção de Tomógrafo e Ressonância Magnética, laboratório de Mamografia, de Ultrassom, de Informática, laboratório de Imagens Médicas e sala de instrução. Com isso, os alunos poderão receber capacitação para realizar o diagnóstico de imagens e também para o atendimento de suporte à vida.

Além do curso Técnico de Equipamentos Biomédicos, a escola oferece capacitação clínica em tomografia computadorizada, proteção radiológica, anatomia, fisiologia e doenças da mama, densitometria óssea e manutenção de sistemas de ultrassom.

A parceria une o know-how em formação profissional do Senai-SP à experiência da GE na área da tecnologia. O objetivo dessa união é oferecer mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho na área da saúde e também para treinamento interno de diversas áreas. O Centro já desenvolveu mais de 40 cursos de portfólio.

A inauguração do Centro marca a consolidação de suas atividades e total integração à Escola Senai Mariano Ferraz, que também oferece os seguintes cursos de Aprendizagem Industrial: Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Automóveis Leves e Mecânico de Usinagem.

Além do novo curso Técnico de Equipamentos Biomédicos, a escola disponibiliza os cursos técnicos de Mecatrônica, Eletroeletrônica e o de Mecânica. Em nível superior há oferta do curso de Tecnologia em Automação Industrial e pós-graduação em Automação e Controle, Internet das Coisas e de Gestão de Energia e eficiência energética.

A unidade ainda conta com dezenas de cursos de Formação Inicial e Continuada nas seguintes áreas: Automação, Automotiva, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Metalurgia, Saúde Hospitalar – Manutenção, Saúde Hospitalar – Radiologia, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação.

Em 2017 a escola realizou 14.538 matrículas em todas as modalidades de ensino oferecidas, sendo 2.592 da nova área.