imagem google

83 alunos do Senai-SP participam da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento

Maior torneio de educação profissional das Américas teve cerimônia oficial no domingo (31/08), em Belo Horizonte

Agência Indusnet Fiesp

O maior torneio de educação profissional da américas foi aberto oficialmente em cerimônia no domingo (31/08), em Belo Horizonte (MG). A delegação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP) conta com 53 competidores na disputa por medalhas e 30 alunos que participam na categoria Top1, como pré-classificados para uma seletiva visando a World Skills São Paulo 2015.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542280524

Cerimônia de abertura: festa que celebra a educação profissional no país. Foto: Everton Amaro/Fiesp


A competição segue até 6 de setembro, em Belo Horizonte. O encerramento acontece no domingo (07/09).

Na cerimônia de abertura, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que participou da abertura da competição, ressaltou em discurso a necessidade da qualidade da formação profissional brasileira.

“Não existe um país rico e forte sem que sua indústria também seja forte. E não existe indústria forte e competitiva sem que seus profissionais estejam bem qualificados”, disse o presidente da CNI em evento que teve como mestre de cerimônias o apresentador Luciano Huck.

Senai-SP na disputa

Oitenta e três alunos de 31 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria de São Paulo (Senai-SP) participarão da 8ª Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento. O torneio de educação profissional reunirá mais de 800 estudantes de entidades de ensino profissionalizante das áreas da indústria, do comércio e do agronegócio de todo o país.

O Senai-SP conta com 53 alunos competidores, que disputam medalhas em 48 modalidades das 58 existentes na competição, sendo quatro para jovens com deficiência: Tecnologia da Informação (alunos cegos), Panificação (alunos com Síndrome de Down), Mecânica de Automóveis (alunos cadeirantes) e Costura (alunos surdos).

Os competidores que conquistarem a medalha de ouro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento participarão de nova disputa no final do ano com os alunos pré-classificados para a World Skills 2015.

Para participar da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes do Senai-SP competiram no São Paulo Skills, etapa estadual desse torneio, realizada em setembro de 2013, em São Paulo. Na ocasião, mais de 700 alunos de 84 escolas do Senai-SP participaram das provas.

A Olimpíada

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento desafia jovens estudantes a elaborar um projeto teórico e mostrar na prática a melhor forma de executar um processo industrial. Vence a competição o aluno/grupo com maior número de pontos na execução de tarefas, que simulam situações do ambiente real de trabalho.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542280524

São Paulo tem 53 competidores lutando por medalhas e 30 na chamada categoria Top1, pré-classificados para uma seletiva visando a WorldSkills. Foto: Everton Amaro/Fiesp

A competição é composta por provas práticas e teóricas. Especialistas acompanham e avaliam o desempenho dos candidatos em cada etapa do trabalho. Durante os dias de competição, os alunos recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados.

Na sétima edição nacional do torneio, em 2012, o Senai-SP foi o grande vencedor, com 25 medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze, além de oito diplomas de excelência.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1542280524

Luciano Huck com o autor da mascote da competição. Foto: Everton Amaro/Fiesp


Em paralelo à fase nacional da Olimpíada do Conhecimento, acontece o Inova Senai, evento tecnológico que reunirá 50 projetos de aplicação industrial, com o objetivo de revelar novos talentos para diversos setores da indústria. Alunos do Senai participarão com 19 projetos. A iniciativa estimula o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de tecnologias.

Inova Senai

Em paralelo à fase nacional da Olimpíada do Conhecimento, acontece o Inova Senai, competição que premia as melhores criações desenvolvidas em escolas da instituição em todo Brasil. Os projetos são apresentados ao público geral e a um grupo de especialistas em prospecção de mercado que avaliam o potencial de se tornarem um produto comercial.

O evento premia as criações mais bem avaliadas. Dos 50 projetos selecionados em todo o país, um total de 19 tem origem nas escolas do Senai-SP.