imagem google
Início do conteúdo

InteligênciaPontoCom - Edição especial com Olimpíadas e Diplomacia


Edição especial com Olimpíadas e Diplomacia: a disputa em cena.

“Enquanto tanques soviéticos arrasavam Budapeste, a equipe húngara de polo aquático vencia os soviéticos na disputa olímpica mais violenta da história”

(Sinopse do filme Sangue nas Águas).

Do clássico Carruagens de Fogo até o mais contemporâneo Munique, os dramas, histórias de superação e o jogo de interesse político em relação ao esporte olímpico sempre serviram como pano de fundo para elaboração de grandes roteiros. É com esse foco nas lentes do cinema e na proximidade das Olimpíadas no Rio de Janeiro que o encontro vai analisar cenas do filme Sangue nas Águas (Children of Glory, 2006), da cineasta húngara Krisztina Goda. Quando a política invade o campo, quem sai ganhando? A pergunta pode até ser complexa, mas o bate-papo promete ser descontraído e pretende traçar um panorama atual entre esporte, diplomacia, política, jogos olímpicos e a contribuição da indústria cultural como ferramenta de reflexão.

André Avallone é técnico de polo aquático do Sesi-SP e entre suas conquistas mais recentes destaca-se como Campeão Da Super Liga Nacional 2014, TriCampeão Paulista 2013/14/15 e Vice Campeão Da Liga Espanhola - Divisão De Honra Feminino 2010/11. Formado em educação física em Jundiai, título de técnico Superior de Polo Aquático Espanhol pela Real federação Espanhola, Master em Treinamento em rendimento em esportes coletivos pelo Instituto Cruiff em Barcelona, Head Coach de Polo Aquático do Sesi-SP, criador da Liga WPTeen & Kids, hoje a maior liga de Polo Aquático para crianças do Brasil, editor do blog de Polo Aquático do SESI- SP e do site WP Coach.

Fábio Piperno, jornalista, editor, escritor e comentarista, publicou o livro Jogada política no esporte e o dossiê online Especial Eleições EUA, no blog Brasil Decide. Nos últimos 11 anos, trabalhou na BandNews TV, BandSports, TV Minuto, entre outros, cobrindo esportes e eleições nacionais e internacionais, além de desenvolver trabalhos de comunicação corporativa.

Paulo Bonfá, humorista e apresentador duas vezes premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), iniciou sua carreira no rádio em 1991, na USP FM. Chegou à televisão em 1997, estreando neste ano o programa "Bola Fora", pela Rede Bandeirantes. Desde então, Bonfá participou da cobertura de cinco Copas do Mundo e três Olimpíadas, aprimorando sempre seu olhar diferenciado e seu estilo bem humorado de transmitir e comentar esportes.
Veja todos os vídeos