Linha do Tempo – Ações e Conquistas (Comtextil)


Veja a seguir, ano a ano, as principais atividades e conquistas do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário (Comtextil) :

2014
Janeiro –  No dia 28, foi realizada a Reunião Plenária do Comtêxtil na escola Senai Francisco Matarazzo. Os membros do Comitê visitaram instalações da unidade, conheceram os programas e cursos desenvolvidos para atender as demandas das indústrias do setor têxtil e de vestuário e participaram do do “Senai Mix Design e do Lançamento do Caderno de Tendências” e do lançamento do Caderno de Tendências e da palestra Tendências Primavera-Verão 2014-15 para vestuário e artefatos de couro.
Fevereiro – No dia 18, durante a Reunião Plenária do Comtêxtil, foi decidida a criação de comissões temáticas. Tal reformulação aconteceu  sem abandonar os pleitos prioritários do setor. Foi proposto a implantação de ma Agenda Positiva que contempla ações do próprio Comitê  e também de terceiros. Decidiu-se concentrar-se nas ações que dependem do Comitê, pois as que não dependem devem continuar como pleitos, sejam eles apoiados pela Fiesp ou Abit. A proposta  é trazer exemplos de casos de sucesso, o que essas empresas fizeram que hoje tem sucesso, apesar da China e do Governo. Foi enviado um questionário aos membros com o intuito de entender o que esperam do Comtextil. As repostas serão analisadas e será montada a Agenda Positiva do Comitê.
Março – Dia 18, realização de Reunião Plenária do Comtextil. Dando continuidade à proposta da Agenda Positiva lançada em Dezembro de 2013 e implantada em fevereiro de 2014, foi convidado para a reunião o Sr. Rafael Cervone Presidente da Abit e Vice Presidente do Ciesp e o Sr. Fernando Pimentel, superintendente da Abit, além do Dr. Cassius Zomignani, diretor do Desin/Fiesp. O objetivo principal da Reunião foi de “estreitar o relacionamento com a Abit, que atua em nível federal, procurando convergir as forças do setor”.
Abril – Dia 15, realização de Reunião Plenária do Comtextil. Durante a Reunião de Abril, o comitê contou com a participação do Sr. Fernando Pimentel, superintendente da Abit, que fez um resumo do evento “Fórum Internacional de Inovação Têxtil”, realizado no Rio de Janeiro no Senai Centro de Tecnologia da indústria Química e Têxtil (Cetiq) que contou com a participação de alguns membros do Comtextil. O evento teve como objetivo reunir especialistas e empresas nacionais e internacionais para apresentar e discutir a inovação na indústria têxtil e de confecção mundial e suas diretrizes para o desenvolvimento.Com foco na busca por maior valor agregado, o Sr. Fernando Pimentel destacou as oportunidades nas áreas de fibras e fiação, com o crescimento das chamadas fibras químicas. Setores como os de esportes, aeroespacial e de defesa oferecem muitas oportunidades para esses tecidos técnicos.
 2013 
Imagem relacionada a matéria - Id: 1542644982Para ver o Relatório de Atividades do ano de 2013, clique aqui.
Fevereiro – No dia 26, o Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecções e Vestuário (Comtextil) realizou reunião plenária conjunta com o Comitê da Cadeia Produtiva de Couro, Calçados e Artefatos (Comcouro), para discutir assuntos relevantes de interesse para melhorar a competitividade de ambas as cadeias produtivas.
Abril – No dia 16, a reunião plenária do Comitê foi na Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil (Tectotextil 2013). O Comtextil recebeu delegação de empresários europeus formada por representantes de indústrias têxteis da Espanha, França e Portugal, que apresentaram oportunidades de negócios e parcerias comerciais e também participou do Congresso Nacional de Técnicos Têxteis e 1º Congresso Científico Têxtil e de Moda, promovidos pela ABTT.
 2012
Janeiro– No dia 17, o Comtextil representou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, no evento “Mobilização Nacional” e lançamento do “Importômetro”e da campanha “Moda Brasileira: Eu Uso, Eu Assino!”, promovidos pela Abit.
Fevereiro – No dia 14, o Comtextil, em apoio a Abit, divulgou a iniciativa das medidas de salvaguarda para o setor de Confecção. O objetivo é aumentar, temporariamente, a proteção à indústria doméstica que sofre prejuízos decorrente do aumento das importações. O prazo é de 4 anos com possibilidade de prorrogação por mais 4 anos e nova prorrogação de mais 2 anos (esta segunda por sermos país em desenvolvimento).
Abril – No dia 4, o Comtextil esteve presente na Mobilização Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego, em frente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O manifesto itinerante uniu trabalhadores e industriais no intuito de chamar a atenção do governo para o eminente risco de desindustrialização que ocorre no país. A mobilização teve âmbito nacional e contou com aproximadamente 90 mil pessoas.No dia 16, O Comtextil participou da primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecções do Estado de São Paulo, junto com lideranças sindicais do setor, representantes de sindicatos dos trabalhadores. Representantes do Setor Têxtil e Confecções pediram a redução dos juros cobrados nas multas por atraso de pagamento de impostos que hoje está em torno de 3% ao mês, redução do custo da energia elétrica, adoção de medidas protecionistas para produtos importados e a extensão da redução do ICMS do comércio.
Maio – No dia 10, o Comtextil participou da segunda Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecções do Estado de São Paulo dando continuidade aos assuntos. Entre os dias 13 e 18, membros do Comtextil participaram da Missão Comercial à Turquia, organizada pela Associação de Exportadores Têxteis e Confecções de Istambul (ITKIB). Foram realizadas encontros de negócios “one-to-one”, organizados sob demanda das empresas brasileiras com empresas turcas dos setores de tecidos e confecções.
Junho – O Comtextil participou na Reunião com a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Têxtil e de Confecções e entregou pleito ao secretário Andrea Calabi, na Secretária da Fazenda, onde foram propostas melhorias para o setor.
Julho – No dia 5, o coordenador e alguns dos membros do Comtextil participaram da reunião com o Presidente da Associação de Exportadores de Tecidos de Uludag–Turquia. A reunião foi uma continuidade de outras iniciativas desenvolvidas entre a Fiesp e entidades Turcas.
Agosto – Nos dias 20 e 30 de agosto, o Comtextil participou de reuniões entre o setor Têxtil e de Confecções, Couro, Calçados e Artefatos e representantes do varejo para discutir o repasse do benefício de redução de ICMS da base de cálculo de 7% disciplinada sob o Decreto 57.996/2012.
Setembro – No dia 5 de setembro, o Comtextil participou de reunião e com setor de Couro, Calçados, Artefatos e representantes do Varejo, para discutir o repasse do benefício de redução de ICMS da base de cálculo de 7% disciplinada sob o Decreto 57.996/2012, e construírem um pleito a ser encaminhado a Secretaria da Fazenda.No dia 28, depois de 1 ano e meio de luta, saiu o novo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), mérito conseguido através do coordenador do Comtextil e vice-presidente da Fiesp, Dr. Elias M. Haddad, que fez um trabalho com atuação intensa junto a secretaria da Fazenda e a Procuradoria do Estado. Desse esforço foi aprovado o Convênio 108, publicado no dia 04/10/12, decorrente da reunião do Confaz, no dia 28/09/2012. O Governador oficializou esse novo PPI que mudou de nome para Plano Especial de Parcelamento (PEP).
Outubro – No dia 23, pleito, assinado por representantes do setor e pela Frente Parlamentar Têxtil, foi entregue  ao Secretário de Fazenda e do Estado, Andrea Calabi. O pleito é fruto das discussões em torno do repasse do benefício de redução de ICMS da base de cálculo de 7% disciplinada sob o Decreto 57.996/2012.
Novembro – No dia 27, o Comtextil, representado por Ricardo Cury, participou da bancada de jurados do evento Semana da Moda – FIT 0/16 – Estilista Revelação 2012. O evento é voltado a profissionais do setor (lojistas de shoppings, redes de varejo e boutiques), vindos de todos os estados brasileiros e do exterior.
 2011
Março – No dia 18, membros do Comtextil participaram da assinatura de decretos para benefícios fiscais “Outono Tributário” – conjunto de medidas, beneficiando diversos setores, que prorrogaram o período dos incentivos fiscais e renovaram a redução da base de cálculo e o diferimento do ICMS de 12% para 7% de 2010. No mesmo dia, o Comtextil participou também do “Première Brasil – Feel It – Primavera/Verão 2012”, no Expo Transamérica. No dia 23, o Comtextil participou do evento “Perfil Moda – Inspirações + Tendências – Verão 2011 / 2012”, na escola Senai Bom Retiro.
Abril– O Comtextil participou das reuniões da “Frente Parlamentar para Defesa da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário” com objetivo defender os empregos e promover a geração de novos postos de trabalho, reverter o déficit da balança comercial, combater as importações desleais e a competição desigual, acelerar a implantação da agenda de competitividade do País.O Comtextil colaborou com a Abit para no estudo sobre o que está com o mercado de vestuário, segmento fortemente atacado e que é o eixo central da cadeia. O trabalho visa posicionar o governo sobre o crescimento do consumo brasileiro que pode crescer se não houver posição em relação aos importados.O Comtextil esteve  atuante na elaboração de um novo Programa de Parcelamento do ICMS (PPI), tendo como objetivo viabilizar aos bons contribuintes o pagamento das parcelas inscritas no PPI e ao governo o recebimento dos seus créditos.
 2010
Fevereiro– No dia 8, o Comtextil participou da reunião ABDI e APEX na Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os temas: a defesa a micro e pequena empresa do setor têxtil e a importação de vestuário da China no Brasil.
Março – No dia 17 foi lançado o Caderno de Tendências Verão 2010-2011 – Perfil da Moda – Inspirações e Tendências, no Senai Bom Retiro na capital, e entre os dias 27 a 30, foi realizada a Rio Preto Fashion Week Export , em São José do Rio Preto.No dia 29, o Comtextil participou da reunião com o presidente da agência de promoção de investimentos da Nicarágua (Pronicarágua) e participou da assinatura do decreto que reduz o ICMS do setor têxtil no Estado de São Paulo de 12% para 7%. No Palácio dos Bandeirantes. No dia 30, o Comtextil participou da reunião com o consulado da Índia, com objetivo visar transações futuras entre o setor têxtil dos dois países e tratar de futuro encontro empresarial entre Brasil e Índia.
Junho – Entre os dias 12 a 20, o Comtextil participou da Missão Empresarial a Turquia, em Istambul, uma parceria da Fiesp, Tuskon e o Conselho Empresarial Brasil Turquia. No dia 23, aconteceu o Salão Moda Brasil e entre os dias 21 a 24 aconteceu o 39º Encontro da Moda.
Julho– No dia 27, o Sinditextil e Sindivestuário realizam Seminário Esclarece Dúvidas de Novo ICMS Têxtil, na sede da Abit.
Agosto– No dia 9, membros do Comtextil participam do Encontro Empresarial Brasil – El Salvador, realizado pelo Derex/Fiesp.
Outubro – No dia 13, é realizado a apresentação do Caderno Perfil Moda Inverno 2011 no Senai Francisco Matarazzo. Entre os dias 17 e 19, aconteceu a Conferência anual da International Textil e Manufacturers Federation (ITMF).
Dezembro – No dia 9, membros do Comtextil participaram do Seminário de Nanotecnologia, realizado pela ABIT.
 2009
O Comtextil coordenou reunião conjunta com o Comcouro para discutir a Lei nº 11.941/09 (sobre parcelamentos de Débitos Fiscais), SPED e Nota Fiscal Eletrônica e foi apresentada palestra “Reinventando a Gestão de Vendas Através da Criação de Valor”.Abril– No dia 2, o Comtextil participou do Seminário de Inovação Tecnológica e suas aplicações no setor têxtil e confecção, realizado na Abit. O evento teve por objetivo discernir maneiras de agregar valor ao produto brasileiro através da inovação tecnológica e da responsabilidade ambiental. No dia 14, o Comtextil realizou sua reunião plenária na feira Tecnotextil.
Junho – Entre os dias 1 e 7, o Comtextil participou da Missão Empresarial a Turquia, em Istambul.
Julho – No dia 17, o Comtextil participou do encontro empresarial Brasil-Turquia com seminário e rodadas de negócios na sede da Fiesp, com a presença do ministro do comércio exterior da Turquia, Zafer Çaglayan. Em julho de 2009 membros do Comtextil estiveram em reunião com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e Mauro Ricardo Machado Costa, da Secretaria de Estado da Fazenda, para apresentar o pleito sobre a Redução de ICMS de 12% para 7% para o setor.
Agosto – No dia 5, o Comtextil participou da homenagem da Abit ao presidente da Fiesp, Paulo Skaf. No dia 10, o Comitê participou da reunião na Frente Parlamentar em defesa do Setor Têxtil realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Setembro– Participação do Comtextil, entre os dias 10 e 13, na Adventure Sports Fair, apresentando as novas tecnologias da indústria têxtil e de confecção brasileira, como tecidos anti-chamas, repelentes, impermeabilizados, térmicos e feitos com bambu. Entre os dias 22 e 25, o Comtextil participou na 12ª Semana Senai Fashion Design.
Novembro– No dia 12, o Comtextil representou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, no Encontro Setorial Têxtil-Vestuário na Associação Comercial de São Paulo. No dia 22, o Comitê participou do Workshop Setorial de Têxtil e Confecções: Desafios e Oportunidades da Política de Desenvolvimento Produtivo, ao lado da Secretaria Executiva de Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES e Ministério da Fazenda.
Dezembro – No dia 11, membros do Comtextil participaram da reunião de defesa comercial a favor do setor têxtil realizada pelo Derex/Fiesp.
 2008
Agosto – No dia 12, o Comtextil participou da cerimônia de lançamento da nova política de Desenvolvimento Industrial no Rio de Janeiro, no BNDES.
Novembro – No dia 17, realizou a primeira mostra Expoindústria dos setores têxtil, confecção e vestuário no Espaço de Eventos da Fiesp. No mesmo mês, o Comtextil realizou reunião conjunta com o Comcouro para avaliar os reflexos da crise financeira mundial e estruturar medidas anti-crise para as duas cadeias produtiva.
Em 2008, foi consolidado o projeto de Costura Industrial desenvolvido e realizado pelo Comtextil, dede 2005. Com o nome “Programa de mão de obra de costureiras”, o projeto promoveu capacitação profissional nos municípios de Itapetininga e Porto Feliz, em parceria com o Sesi-SP, Sebrae e Centro São Paulo Design.
 2007
Julho– No dia 10, a Reunião Plenária do Comtextil abordou o assunto sobre a redução de ICMS de 12% para 7%.Outubro – Membros do Comtextil visitaram a Feira ITMA, em Munique, Alemanha.
 2006
Março – No dia 3, após a reunião com os trabalhadores em São Carlos e dado o resultado com a criação da Comissão para a Indústria Têxtil, o Comtextil participou da assinatura do “Acordo Têxtil” entre Brasil e China que teve por objetivo a Restrição voluntaria das exportações de produtos têxteis da China para o Brasil e integração de duas aduanas para combater a prática irregular de comércio.
Abril– Na reunião plenária do Comtextil, no dia 26, foi debatido sobre a concorrência desleal entre Brasil e China no setor têxtil e de confecções e a evolução das salvaguardas criadas pelo governo.
Dezembro – No dia 6, representantes do setor e membros do Comtextil participaram do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos do Setor Têxtil e de Confecções, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
 2005
Janeiro– No dia 26, o Comtextil realizou reunião com o Conselho Regional do Sesi/Senai em São Paulo e tratou assuntos, como: levantamento técnico para comprovar a incômoda posição de desvantagem de São Paulo em relação a outros estados; foi sugerido criação de uma área de defesa comercial no departamento de relações internacionais para estudar os problemas sobre a concorrência desleal da China; projeto do setor para redução de ICMS.
Fevereiro– No dia 23, na reunião do Comtextil foi anunciado o projeto “Defesa Comercial da indústria Têxtil Nacional”, com objetivo de proteger os produtos brasileiros contra as importações chinesas.Em 2005, ocorreu também o Manifesto Têxtil, na cidade de São Carlos. O Comtextil uniu-se aos trabalhadores do setor empenhados em defender seus empregos. O comitê em ação conjunta com os trabalhadores foi à Brasília e em audiência com o presidente da República. Como resultado da audiência, ficou decidida a criação de uma Comissão Internacional para a Indústria Têxtil, Vestuário e Confecção.
 2004
Outubro– No dia 19, foi inaugurado o Comtextil e realizada sua primeira reunião, com a presença do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e presidente de diversos presidentes de sindicatos ligados à cadeia têxtil, confecções e vestuário. Foi nomeado como coordenador do comitê o vice-presidente da Fiesp, Dr. Elias Miguel Haddad.Dezembro – No dia 9, durante a terceira reunião do Comitê, realizada na escola Senai Francisco Matarazzo, foi anunciado que a Fiesp patrocinaria o evento de inauguração projeto Liquida São Paulo (campanha publicitária para incentivar vendas de roupa com grandes descontos).