GE Brasil: Plataforma de negócios sustentáveis é uma das maiores inovações da empresa

Produtos ecoeficientes e faturamento de mais de 100 bilhões tornaram a Ecomagination uma das maiores linhas de produtos da GE

Texto: Karen Pegorari Silveira/ Divulgação

Linha de Produção GE. Foto: Divulgação

A Ecomagination é uma plataforma de inovações sustentáveis que tem por objetivo auxiliar na resolução de questões ambientais, principalmente da área energética, do uso da água e da redução de emissões de gases de efeito estufa.

Em 2005 – ano de lançamento da Ecomagination – o portfolio da empresa era formado por 17 produtos e hoje já são mais de 90. Em 2010, a GE lançou seu primeiro produto Ecomagination fabricado para o Brasil. Em parceria com a Petrobras, a empresa viabilizou a comercialização de uma turbina com capacidade de gerar energia a partir do etanol. Trata-se de uma turbina adaptada para as necessidades locais (clima, relevo, etc), que está em operação em Juiz de Fora (MG). No Brasil, mais de 40 produtos já estão chancelados pela plataforma.

Outro exemplo interessante de como essa plataforma gera vantagens importantes para a população brasileira está nas capitais mineira e baiana. Moradores de 50 mil casas das duas cidades recebem energia gerada a partir do gás metano da decomposição do lixo dos aterros sanitários.

Segundo a gerente de Sustentabilidade da GE, Jasmim Eymery, a empresa está comprometida com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. “Globalmente, a GE conta com mais de 40 mil profissionais envolvidos com pesquisa que coloca a inovação a favor da conservação. No Brasil, por exemplo, as soluções Ecomagination contribuem para o crescimento econômico enquanto melhoram a eficiência do uso dos recursos naturais”, ressalta Jasmim.

Desde que lançou, a plataforma Ecomagination é uma das iniciativas comerciais mais bem sucedidas da história da GE, com faturamento de US$ 105 bilhões desde 2005. Os resultados do investimento em inovação e sustentabilidade viabilizaram o crescimento da GE. Em 2011, a GE consumiu 9,1 bilhões de litros de água. Isso representa uma redução de 35% comparado com o consumo em 2005 e 13,5% de redução comparado com 2010. Além disso, mais de 30 instalações globais da empresa diminuíram o consumo de energia em 805 milhões de BTUs e emissões de gases causadores do efeito estufa em 125 mil toneladas de CO2 desde 2005.

A Ecomagination também estabelece metas para dobrar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias limpas (de US$ 5 bilhões investidos até 2012 a US$ 10 bilhões investidos até 2015); reduzir em 25%, de 2004 a 2015, a emissão de gases causadores do efeito estufa; crescer em receita com soluções Ecomagination a uma taxa duas vezes maior do que a evolução das vendas totais da GE entre 2010 e 2015 (objetivo atingido em 2012, quando o faturamento obtido somente com soluções Ecomagination atingiu US$ 25 bilhões desde 2010); e reduzir em mais 25% o uso de água doce entre 2008 e 2015.

O alcance das metas retrata o sucesso da iniciativa e mostra que, cada vez mais os consumidores se preocupam em adquirir produtos mais ecoeficientes, que causam menos impacto ao meio ambiente.

VEJA OUTRAS INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS