SINDICATO RESPONSÁVEL: CUIDANDO DA SAÚDE

Diversas ações para cuidar da saúde, qualidade de vida e bem-estar de seus associados fazem parte dos programas oferecidos pelo SindusCon-SP

Por Karen Pegorari Silveira

A indústria da construção é o maior empregador do Brasil e os profissionais que atuam neste segmento são mais propensos a uma série de doenças diretamente relacionadas ao seu trabalho, como perda auditiva, lombalgia, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), entre outras que podem, muitas vezes, incapacitar temporariamente ou até impedir para sempre o profissional de exercer suas funções.

Com este cenário as empresas de construção civil precisam trabalhar preventivamente e cuidar da segurança e saúde de seus trabalhadores a fim de evitar que doenças e acidentes tirem seus colaboradores do mercado de trabalho e impactem em seus negócios.

Para ajudar o setor com estas questões o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – SindusCon-SP auxilia as indústrias a realizar a Megasipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho. A ação de caráter coletivo e de promoção da melhoria na qualidade de vida do trabalhador auxilia as empresas a complementarem sua SIPAT. O objetivo deste projeto é desenvolver uma cultura de prevenção despertando o interesse dos trabalhadores a fim de evitar acidentes do trabalho e para aumentar os cuidados com a saúde. Este programa já atendeu mais de 3500 empresas da construção civil.

Ainda para cuidar da segurança do trabalhador no canteiro de obras o Sindicato trabalha diversas ações que visam integrar e conscientizar os colaboradores através de uma parceria com o Senai, que acontece desde 2005. Este trabalho é muito importante para desenvolver ações de orientação e acompanhamento sobre os procedimentos a serem adotados na implementação da NR-18 junto às empresas associadas ao SindusCon-SP. O objetivo é contribuir com as empresas e proteger a saúde do trabalhador, bem como as condições do meio ambiente de trabalho nos canteiros de obra. O programa oferece às empresas associadas as seguintes ações: Visitas técnicas em canteiro de obras com o objetivo de levantar dados para avaliar o nível de implantação da NR-18; Diagnóstico prévio na primeira visita e entrega de Relatório de Orientação Imediata; Elaboração de Relatório Técnico com análise crítica, demonstrativo fotográfico e apresentação de sugestões e recomendações para auxiliar na implantação da NR-18, com reflexos nas demais normas pertinentes ao setor; Entrega do Relatório Técnico à empresa visitada; Orientações (plantão de dúvidas) sobre a NR-18; Realização de palestras nos canteiros de obras. Esta iniciativa já atendeu mais de 14 mil canteiros.

O ConstruSer é outro grande projeto oferecido aos associados do Sindicato. O Encontro Estadual da Construção Civil em Família, como é conhecido acontece desde 2008 e já foram realizadas nove edições do evento na capital e interior paulista. O objetivo do projeto é promover a formação do trabalhador e de seus familiares por meio de atividades educacionais. Mais de 311 mil pessoas já foram impactadas.

O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, é um incentivador destas ações, ele defende que as empresas invistam em treinamentos e em ações que vão além do simples fornecimento de EPIs. “Ter uniforme, capacete, bota, óculos, luva tem que ser natural. Temos que avançar e sermos proativos. Não dá para ir atrás só depois que acontece o acidente”, afirma.

Para conhecer melhor este e outros projetos do SindusCon-SP, acesse – www.sindusconsp.com.br.