SINDICATO RESPONSÁVEL: SINDITÊXTIL – CONTRA O TRABALHO ESCRAVO

Conheça as iniciativas desenvolvidas, em parceria, pelo Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo para coibir o trabalho análogo ao escravo

Por Karen Pegorari Silveira

Fundado na década de 30, o Sinditêxtil-SP tem como principal missão representar legalmente a Cadeia Produtiva Têxtil; do cultivo do algodão, matérias-primas sintéticas, fibras têxteis, fiações, até tecelagens, tinturarias e estamparias, no Estado de São Paulo.

Seu trabalho, em conjunto com a Abit, tem diversas iniciativas contempladas dentro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº. 8, e atua, principalmente, no envolvimento e articulação de empresas e instituições de São Paulo. Destas iniciativas, destacam-se:

Parceria público privada Abit, Abvtex e OIT

Apoia a parceria público privada (PPP) firmada entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o investimento do Instituto C&A, Instituto Renner e Inditex. Com o título “Promovendo melhorias das condições de trabalho e gestão nas oficinas de costura em São Paulo”, o projeto irá atuar em três eixos: promover a conscientização sobre direitos e o empoderamento de populações vulneráveis que trabalham em oficinas de costura, promover a conscientização sobre riscos e treinamento de gestão para donos de oficinas de costura (especialmente em micro, pequenas e médias empresas) e reforçar a capacidade de instituições nos níveis federal, estadual e municipal para a articulação e implementação de políticas para a melhoria das condições de trabalho nas oficinas de costura, com especial atenção a trabalhadores e trabalhadoras migrantes.

InPACTO

O Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) tem por finalidade unir o setor privado e organizações da sociedade civil para prevenir e erradicar o trabalho forçado nas cadeias produtivas.

Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo (COMTRAE/SP)

O sindicato participa, junto à Abit, da COMTRAE da cidade de São Paulo, um fórum para fomentar a política municipal de combate ao trabalho escravo, e também a primeira instância municipal para discussão do tema, tendo como um de seus objetivos a construção do Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Escravo.

Programa Valor em Cadeia

Promovido pelo Uniethos e pelo Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como principal objetivo melhorar o desempenho do negócio, o bem-estar dos funcionários e a gestão ambiental das micros, pequenas e médias empresas.

Laboratório da Moda Sustentável

Iniciativa de múltiplos parceiros em nível nacional com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil, com importantes participações de atores situados em São Paulo.

Empresas do Sinditêxtil-SP também participam do recém-lançado Núcleo de Sustentabilidade e Inovação da Abit, que promove e dissemina discussões acerca dessa temática.

Para saber mais sobre o trabalho do Sinditêxtil-SP, acesse www.sinditextilsp.org.br