SINDICATO RESPONSÁVEL: SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE BEM-ESTAR

Conheça as iniciativas de Responsabilidade Social oferecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec)

Por Karen Pegorari Silveira

Em nível global, o Brasil é o quarto mercado em produtos de saúde e bem-estar da população, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

A entidade aponta que o faturamento do setor saiu de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015. O acesso das classes C, D e E aos produtos e serviços, a expansão do consumo e o interesse crescente do público masculino por produtos e serviços de  manutenção da saúde e bem-estar da população explicam a força da indústria de cosméticos.

Para acompanhar e apoiar as indústrias em crescimento, a Abihpec oferece algumas ações que auxiliam as empresas a se manterem sustentáveis e em crescimento contínuo, como o Programa de Qualificação de Fornecedores – visa contribuir para a excelência em todas as etapas de produção: do fornecimento de insumos e fabricação, até a entrega do produto ao consumidor final, e também otimizar as relações comerciais por meio da interação entre as companhias e seus fornecedores. O Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil – para promover o reconhecimento das práticas empresariais e dos produtos da indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.  Programa Dê a Mão para o Futuro – tem o intuito de contribuir para o incremento dos índices de reciclagem no Brasil, além de ser uma solução para a logística reversa das embalagens pós-consumo, aumentando a vida útil dos aterros e diminuindo a destinação de resíduos para aterros. As cooperativas beneficiadas pelo programa se comprometem a realizar a separação e triagem dos materiais recicláveis e, ainda, a sua comercialização. Além disso, precisam fazer a descaracterização das embalagens (ex: prensagem, esmagamento, etc…) de forma a impedir o reuso de forma inapropriada, evitando falsificação. Há também o compromisso de não aceitar o trabalho infantil e forçado, promovendo todo o cuidado com a saúde, segurança, conservação, limpeza, acessibilidade e informação aos cooperados.

A entidade estimula ainda outras ações de caráter sustentável, para saber mais, acesse www.abihpec.org.br.