Sensor Fiesp

Desde junho de 2006, a FIESP instituiu uma nova pesquisa qualitativa de conjuntura econômica chamada SENSOR FIESP. O objetivo desse levantamento é ter informação do andamento da atividade da industria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura.

Para a composição da amostra, agrupou-se os segmentos da atividade da indústria de transformação em 9 macro-setores e escolheu-se mais de duas das maiores empresas de cada macro-setor.

As empresas respondem questões relativas ao mercado, vendas, exportação, estoques, emprego e investimento. As respostas recebem pontuação que varia de 0 a 100; sendo que resultados acima de 50 pontos revelam expectativas positivas (aceleração em relação ao mês anterior) e abaixo; negativas (desaceleração em relação ao mês anterior).

OBS: A variável “Estoque” deve ter diferente interpretação: leituras superiores a 50 pontos indicam estoque abaixo do desejável, ao passo que inferiores a 50 pontos indicam sobrestoque.

Para visualizar ou baixar a apresentação acesse o menu ao lado.

Para ver a Série Histórica do Sensor,  clique aqui.

Para ver a Série Histórica do Sensor, com ajuste sazonal,  clique aqui.

Sobre PESQUISA SENSOR FIESP

  • Início da pesquisa: Jun/2006
  • Início da divulgação: Jul/2007
  • Periodicidade: Mensal
  • Resultados apurados: resultados qualitativos sobre mercado, vendas, estoque, emprego e investimento.
  • Síntese dos resultados: Sensor FIESP