imagem google

Pesquisa Intenção de Investimentos 2015


A Pesquisa Fiesp de Intenção de Investimento é realizada anualmente com o intuito de avaliar a intenção de investimento das empresas da indústria de transformação em máquinas, equipamentos e instalações, gestão, inovação e P&D, permitindo identificar também a fonte dos recursos utilizados para inversão, as estratégias e limitantes para sua realização. Dessa forma, esta pesquisa é um instrumento importante para auxiliar na melhoria do atual ambiente econômico a fim de promover a recuperação do investimento industrial e do crescimento do país.

Entre os resultados da Pesquisa destacam-se:

  • O investimento total da indústria de transformação deverá despencar 32,7% em 2015 e que a parcela de empresas que não devem investir em 2015 mais do que dobrará em relação a 2014 (44,4% ante 19,4%).
  • Nunca na história dessa Pesquisa, iniciada em 2009, o baixo crescimento econômico representou uma preocupação tão forte ao empresariado. A falta de perspectiva de demanda levará o empresário a adotar uma estratégia defensiva neste ano, baseada na redução de custos especialmente por meio de melhorias de processos.
  • A queda do investimento total da indústria de transformação se concentrará principalmente nos investimentos em máquinas, equipamentos e instalações, que devem apresentar retração de 38,0%.
  • O ambiente econômico é desfavorável para o investimento fixo total da economia. A taxa de investimento da economia deverá se reduzir, passando de 19,7% em 2014, para 18,4%, em 2015.