Pesquisa de Intenção de Investimento FIESP 2016

Pesquisa Fiesp de Intenção de Investimento 2016

A Pesquisa Fiesp de Intenção de Investimento é realizada anualmente com o intuito de avaliar a intenção de investimento das empresas da indústria de transformação, permitindo identificar os investimentos em máquinas, equipamentos e instalações, a fonte dos recursos utilizados para inversão, as estratégias e limitantes para sua realização.

Foram entrevistadas 1120 empresas de diversos portes e setores industriais entre os dias 14 de março e 22 de abril de 2016. A pesquisa mostra que o investimento em máquinas, equipamentos e instalações da indústria de transformação deverá despencar 50,4% em 2016 e que a parcela de empresas que não devem investir em 2016 é bastante elevada, 73,2%, superior aos 56,6% das empresas que declaram não ter realizado investimento em 2015.

O baixo crescimento econômico foi apontado pelos empresários como principal limitante ao investimento industrial em 2016. A perspectiva de retração da demanda levará o empresário a adotar uma estratégia defensiva neste ano, baseada na redução de custos e aumento da produtividade, o que é característico de períodos recessivos. É projetada queda do investimento fixo em todos os portes da indústria de transformação, sendo as empresas de pequeno porte as que mais devem reduzir as inversões.