Iniciativas Sustentáveis: Samarco – Engajamento para Perenidade

Projetos de engajamento com as comunidades e de transformação social se tornaram eixos essenciais para a perenidade desta empresa de pelotas de minério de ferro, que já impactou a vida de 540 agricultores

Por Karen Pegorari Silveira

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro e os estados onde se concentram as maiores reservas são Pará, Piauí e Minas Gerais. Porém, para que ocorra esta lavra (operações executadas para a extração) muitos impactos acontecem no local, como contaminação da água, erosão, descarte incorreto de resíduos perigosos, perda da biodiversidade ou contaminações, mesmo com todo o rigor das normas ambientais brasileiras.

Para ameninar os impactos negativos destas operações, algumas mineradoras implementam diversas ações na comunidade a fim de aumentar a qualidade de vida e sanar muitos problemas sociais da região, como é o caso da Samarco – que aposta no diálogo permanente com a sociedade com o objetivo de transformar positivamente os territórios onde atua.

A gerente-geral de Comunicação e Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco, Juliana Machado, diz que a empresa considera a transparência no diálogo social um fator determinante para sua perenidade. “As pessoas estão mais conscientes do papel que exercem na comunidade e isso nos impulsiona a guiar nossas operações por uma trajetória que vai além do ganho financeiro e que encontre objetivos comuns com os da sociedade”, relata.

Para isso criaram um processo de diálogo construído juntamente com as comunidades que resultou na implantação de ações em áreas como Educação, Capital Institucional, Economia, Negócios, Cidadania, Participação Social e na criação da Gerência Geral de Comunicação e Desenvolvimento Socioinstitucional para integrar, sob uma mesma gestão, as duas disciplinas.

As ações tiveram encontros com lideranças comunitárias e comunidades, formação de comitês de desenvolvimento, programas de visitas às operações e um fórum de acompanhamento de Licenças Ambientais da Samarco (Falas). Além disso, implantaram uma central de relacionamento para receber sugestões, reclamações e denúncias e produziram uma revista para empregados, familiares e comunidades vizinhas.

Segundo Juliana Machado, estes canais possibilitaram colher sugestões e informações sobre a atuação e relacionamento da empresa, e para mapear oportunidades de melhoria que influenciaram no planejamento e nas iniciativas de diálogo social da Samarco.

Em 2014 foram realizados 184 fóruns de diálogo e relacionamento com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas – em 30 municípios, e o valor investido em todos os programas foi de R$ 10,4 milhões neste mesmo ano.

Desde 2011, a empresa realiza o acompanhamento de sua reputação corporativa através de um estudo periódico junto a seus públicos de relacionamento para aferir o grau de confiança, estima e admiração, além das expectativas dos stakeholders em relação à sua atuação.  Baseados nos resultados dessas pesquisas, a empresa desenvolve estratégias de atuação em relação aos seus públicos estratégicos. Dentre elas, destacam-se as iniciativas voltadas para o desenvolvimento e geração de valor compartilhado com as comunidades em que a empresa atua.

Segundos os últimos resultados apresentados neste estudo, a Samarco possui uma reputação considerada forte (índice de 74,9), junto aos seus públicos de relacionamento, de acordo com a metodologia Reptrack Deep Dive, do Instituo de Reputação.

Uma das ações realizadas pela empresa com importantes resultados, foi o Programa de Desenvolvimento do Produtor Rural, iniciado em 2008, para promover a melhoria da renda, a qualificação e ganhos de produtividade e a qualidade de vida de cafeicultores da região do Caparaó, ao longo dos minerodutos, nas cidades de Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto e Muniz Freire, próximo da hidrelétrica da Samarco. Outra área de atuação engloba produtores da Zona da Mata Mineira, tradicional região cafeeira, em municípios localizados ao longo do trajeto dos minerodutos (Espera Feliz, Divino, Santa Margarida, Orizânia e Matipó). Atualmente, participam do programa cerca de 540 agricultores nos dois estados. Por meio de cursos e consultorias, estes agricultores aprenderam como agregar valor ao seu café, aprimorando a qualidade do produto e dos processos produtivos e gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais. A iniciativa, desenvolvida pela Samarco em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio da Caparaó Junior, é hoje uma das principais ações da estratégia de transformação social da Samarco. Para 2015, o objetivo é manter o número de atendimentos, avaliar pedidos de adesão de novas comunidades e estabelecer uma indicação geográfica para o produto, na região do Caparaó.

Além desta iniciativa, a empresa realiza o programa Cidadão do Futuro – para qualificação de professores, melhoria na gestão escolar e oficinas complementares com alunos, com foco no aprendizado de Português e Matemática; o programa de Educação Ambiental (Pea) – para disseminar entre alunos de escolas públicas o conhecimento sobre respeito ao meio ambiente e sustentabilidade; e o Cidadão Ambiental – no qual os alunos desenvolvem uma pesquisa de campo a partir da constatação de uma realidade socioambiental local, resultando em ações simples e factíveis nas comunidades que serão apresentadas em um seminário para o poder público local. Em 2014, o PEA abrangeu 38 escolas em Minas Gerais e no Espírito Santo, com ações de mobilização e mudança comportamental. Como parte da preocupação da Samarco com o tema água – destacado, inclusive, na materialidade revisada em 2014 –, informações sobre o assunto estão sendo tratadas no PEA.

Sobre a Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, que produz pelotas de minério de ferro a partir da transformação de minerais de baixo teor para a indústria siderúrgica mundial.Por três anos consecutivos, em 2013, 2014 e 2015, ganhou da Revista Exame, como a Melhor Mineradora, e também pelo Guia Você S/A, como uma das 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar.