Iniciativas Sustentáveis: Novartis – estrutura diferenciada para mulheres

Nesta indústria farmacêutica, as mulheres contam com estrutura para exercerem suas funções, recebem coaching e também benefícios diferenciados

Por Karen Pegorari Silveira

Segundo estudos e pesquisas recentes, nos últimos anos, a proporção de mulheres que trabalham fora de casa chegou a quase 50%. Elas mais que dobraram sua participação em cargos de chefia, gerência, diretoria e presidência, mas ainda enfrentam dificuldades crescentes, como: combinar os papéis de funcionárias, mães, esposas e donas de casa, além do gasto médio de 50 horas de trabalho por semana (contando o tempo de deslocamento) e mais 22 horas adicionais nos serviços domésticos.

Em artigo publicado pelo professor José Pastore, Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA), essa intensificação do trabalho tem afetado o comportamento das mulheres, a estrutura da família, a própria população, e também as empresas. “As mulheres de hoje não querem e não podem ter muitos filhos. Em 1990 nasciam 3 filhos por mulher. Hoje, menos de 2, com tendência cadente. Isso já tem reflexo na oferta de trabalho: há menos jovens em idade de trabalhar”, alerta.

A competitividade das empresas e da economia também sofrem com isso e para chegar a um equilíbrio entre trabalho e família, especialistas indicam que são necessárias algumas transformações, entre elas, os homens colaborarem mais nas tarefas do lar – como já acontece em nações mais desenvolvidas e as empresas e instituições expandirem benefícios, como horários flexíveis, creches dentro das empresas e licença maternidade de 6 meses (como recomenda a Organização Mundial da Saúde).

Algumas companhias já perceberam o impacto destas vantagens na competitividade e produtividade e implantaram diversas ações, como é o caso da indústria farmacêutica Novartis, que possui 52% de mulheres em seu quadro de funcionários. Muitas colaboradoras já trabalham de casa até quatro horas por semana; elas também contam com uma sala confortável na hora da amamentação; período de licença maternidade de 6 meses; área de escoamento de leite para quando elas retornam ao trabalho; e ainda vagas de estacionamento especiais para gestantes.

Desde 2010, a Novartis também possui um programa de desenvolvimento e liderança chamado Demeter, que é direcionado às mulheres que mais se destacam na empresa. São oferecidas sessões de coaching para o desenvolvimento de um projeto específico a ser apresentado formalmente a uma banca arguidora com acompanhamento de um consultor externo. Este programa envolve treinamento específico de gerenciamento e liderança direcionado para mulheres “talentos”, semelhante ao um MBA. Também há eventos específicos como: café da manhã (Breakfast with women), fóruns especializados conduzidos pelos Heads de cada departamento e coaching específico para mulheres de alto potencial, entre outras ações.

As ações da empresa já garantiram a ela diversos prêmios. Segundo a pesquisa DiversityInc 2014, globalmente a companhia é a melhor empresa em diversidade e inclusão. Localmente, também levou o prêmio do Guia Exame de Sustentabilidade, na categoria Direitos Humanos; o de “melhor RH” pela Revista Época 360º, dentre as 100 melhores empresas em Cidadania Corporativa; o selo da Diversidade e Inclusão do Governo do Estado de São Paulo; e foi finalista na 1ª Premiação das empresas mais inclusivas do Estado de SP.

Segundo a diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social, Yara Baxter, a Novartis acredita que a diversidade e a inclusão geram inovação e que um dos pilares estratégicos da empresa é respeitar as diferenças e promover ações que valorizem a diversidade no ambiente de trabalho.

Sobre a Novartis

Com sede em Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado de medicamentos, cuidados com os olhos e medicamentos genéricos. Em 2014, as operações do Grupo atingiram vendas líquidas de US$ 58 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,9 bilhões foram investidos em pesquisa e desenvolvimento. As empresas do Grupo Novartis contam com cerca de 133 mil colaboradores e os seus produtos estão disponíveis em mais de 180 países ao redor do mundo.